Compreendendo as motivações dos consumidores para a aquisição de alimentos locais: uma análise bibliométrica

Autores

  • Simone Bueno Câmara Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Tanice Andreatta Professora no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Mônica Rodrigues Amorin Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões.
  • Fabiana Riqueli Eichelberger Silveira Universidade de Santa Maria (UFSM).

DOI:

https://doi.org/10.26767/coloquio.v19iesp1.2450

Palavras-chave:

Consumo; motivações; comida local; sustentabilidade.

Resumo

O objetivo deste trabalho consistiu em compreender as motivações dos consumidores para aquisição de alimentos produzidos localmente, por intermédio da bibliometria. Para a seleção dos documentos foi utilizada a base de dados Scopus, com delimitação temporal de 2010-2020 e a combinação das palavras-chaves: “Local and food and perception’’ or ‘‘Consumption and of and local and foods’’ or ‘‘Alternative and food and network’’ and ‘‘Consumers’’ and ‘‘Perceptions’’. Foram obtidos 91 documentos. Neste contexto, observa-se um crescente número de documentos publicados a partir do ano de 2015, os países de maior concentração de estudos foram os EUA e a Itália e Sustainability é o periódico mais destacado. Após a aplicação do Methodi InOrdinatio, os dez artigos mais bem ranqueados foram submetidos a uma análise de conteúdo, estratificados em três dimensões de análise associadas às motivações para o consumo de alimentos locais. De um modo geral os consumidores são norteados por motivações associadas à produção, distribuição e consumo sustentável; fatores intrínsecos atrelados ao consumo como sabor, qualidade e confiança; fatores relacionados às tradições e características territoriais.  Em larga medida, essas motivações estão interligadas e fomentam o consumo de alimentos locais.

Biografia do Autor

Simone Bueno Câmara, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (UFSM). 

Tanice Andreatta, Professora no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal de Santa Maria.

Doutorado em Desenvolvimento Rural (UFRGS).

Mônica Rodrigues Amorin, Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões.

Economista (UFSM). 

Fabiana Riqueli Eichelberger Silveira, Universidade de Santa Maria (UFSM).

Graduanda em Ciências Econômicas (UFSM), campus Palmeira das Missões. Email: 

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Publicado

2022-03-15