Compreendendo as motivações dos consumidores para a aquisição de alimentos locais: uma análise bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.26767/coloquio.v19iesp1.2450Palabras clave:
Consumo; motivações; comida local; sustentabilidade.Resumen
O objetivo deste trabalho consistiu em compreender as motivações dos consumidores para aquisição de alimentos produzidos localmente, por intermédio da bibliometria. Para a seleção dos documentos foi utilizada a base de dados Scopus, com delimitação temporal de 2010-2020 e a combinação das palavras-chaves: “Local and food and perception’’ or ‘‘Consumption and of and local and foods’’ or ‘‘Alternative and food and network’’ and ‘‘Consumers’’ and ‘‘Perceptions’’. Foram obtidos 91 documentos. Neste contexto, observa-se um crescente número de documentos publicados a partir do ano de 2015, os países de maior concentração de estudos foram os EUA e a Itália e Sustainability é o periódico mais destacado. Após a aplicação do Methodi InOrdinatio, os dez artigos mais bem ranqueados foram submetidos a uma análise de conteúdo, estratificados em três dimensões de análise associadas às motivações para o consumo de alimentos locais. De um modo geral os consumidores são norteados por motivações associadas à produção, distribuição e consumo sustentável; fatores intrínsecos atrelados ao consumo como sabor, qualidade e confiança; fatores relacionados às tradições e características territoriais. Em larga medida, essas motivações estão interligadas e fomentam o consumo de alimentos locais.
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