Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Deve ser elaborado em formato Microsoft Word ou compatível, com extensão mínima de 15 (quinze) páginas e máxima de 26 (vinte e seis), já incluindo as Referências. Os autores serão responsáveis pela revisão linguística do artigo. A qualidade do texto resultante dessa revisão prévia (antes da submissão) será um importante critério na aceitação ou rejeição do artigo, tanto na avaliação inicial ou preliminar realizada pela Equipe Editorial, como pelos avaliadores pareceristas. 

  • As páginas, no tamanho A4, deverão ser formatadas com margens direita, superior e inferior de 2 cm e a esquerda com 2,5 cm.

  • A digitação do artigo deverá ser feita na fonte Calibri (Corpo). No texto principal, tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5 cm. Nas citações longas (mais de 4 linhas), com 4 cm de afastamento da margem esquerda e alinhado à direita. Notas de rodapé, resumo e abstract, tamanho 10 (com espaço simples). 

     

  • Os originais do artigo deverão ter o título centralizado, com espaçamento simples, em negrito e tamanho 22 para o título principal e 16 para os títulos secundários (em outra língua), com apenas a primeira letra do título em maiúscula e todas as demais em minúsculas (ex.: Planejamento rural e urbano e o desenvolvimento regional). Os nomes de todos os autores, assim como, todas as informações sobre a respectiva titulação, afiliação institucional ou atividade(s) que exercem (trabalham ou estudam) atualmente, nome da instituição, ORCID (opcional), e-mail e informações sobre eventual apoio do projeto (opcional) devem ser inseridas como metadados (no cadastro), e não no arquivo (ou corpo do texto). Os subtítulos, em negrito, devem ser precedidos por uma sequência numérica a partir da "Introdução" até as "Considerações finais", sem qualquer pontuação ou traço entre o número e o subtítulo. Subtítulos secundários sem negrito.

  • Antes do corpo textual, os artigos deverão apresentar resumo com até 250 (duzentas e cinquenta) palavras, 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, abstract e keywords (estes em itálico),também na fonte Calibri (Corpo). Em seguida, os títulos das seções deverão ser numerados (inclusive a Introdução), tamanho 12, em negrito, com apenas a primeira letra do título em maiúscula. Os subtítulos (subseções) devem ser em minúsculas e normal (não em negrito).

    Ex: 2 Agências internacionais de desenvolvimento

    Ex: 2.1 O papel da Organização das Nações Unidas (ONU)

  • Solicita-se que as ilustrações (gráficos, diagramas, desenhos, fotografias, mapas, esquemas, fluxogramas, organogramas, plantas, figuras), inseridas no corpo do trabalho, em alta resolução, sejam, também, enviadas em arquivo específico e separado, e não apenas inseridas no corpo do trabalho e não em formato de imagem, para que possam ser realizadas eventuais alterações para adaptar ao padrão de formatação da revista.

  • Reserva-se ao Editor o direito de fazer a revisão dos aspectos linguísticos, da tradução, da adequação do título ao conteúdo, das normas técnicas e da formatação final dos artigos. E ainda, na revisão inicial, antes do envio para os pareceristas, compete ao editor avaliar (e se for o caso, recusar a submissão): a estrutura do texto da publicação, a explicitação do problema que gerou a pesquisa; a clareza e a pertinência dos objetivos; a adequação da metodologia; a coerência dos resultados e da discussão com os objetivos; a adequação das citações e referências às normas técnicas adotadas pela revista; e, pertinência à linha editorial da publicação.

  • O texto deverá seguir as demais normas vigentes da ABNT.

  • Deverão ser realizados no site https://seer.faccat.br/index.php/coloquio a submissão de artigos e o cadastramento de TODOS os autores, com a respectiva afiliação (ONDE TRABALHAM OU ESTUDAM) e a FORMAÇÃO ACADÊMICA, respeitando o número máximo de 5 (cinco) autores e co-autores por artigo.

  • Artigos publicados implicarão automática cessão de direitos autorais à revista Colóquio.

Diretrizes para Autores

1. O Editor poderá realizar, eventualmente, a revisão dos aspectos linguísticos, da  tradução, formatação e das normas técnicas dos artigos. Se essas alterações forem feitas antes da publicação, se houver disponibilidade de tempo até a data final de publicação, o(s) autor(es) poderá(ão) receberá(ão) uma prova para revisão, que, devidamente validada, deverá retornar em até cinco dias úteis, a contar do recebimento. Se as indicações não forem encaminhadas dentro do prazo indicado, os artigos serão publicados conforme o texto encaminhado ao(s) autor(es);

2. Solicita-se aos autores, antes da submissão, especial atenção aos seguintes aspectos em relação a uma estrutura mínima do artigo que, entre outros, devem estar presentes no texto: introdução com a explicitação do problema que gerou a pesquisa, objetivos claros e pertinentes e a forma como foi realizado o estudo que gerou o artigo; uma ou mais seções com a revisão teórica ou o estado da arte; e, uma ou mais seções com a apresentação da discussão dos resultados. Estas seções podem ter títulos diversificados e específicos. Também, sugere-se a observância em relação à pertinência à linha editorial e áreas de interesse da revista.

3. NÃO serão cobradas dos autores, taxas de qualquer natureza, para submissão ou publicação de artigos.

Revisão por pares

Após uma avaliação inicial da equipe editorial, os textos serão submetidos à avaliação, a depender da relação entre artigos submetidos/nº de avaliadores disponíveis por área temática, de um ou dois consultores pareceristas, provenientes de instituição diferente daquela do(s) autor(es), em um processo cego, no qual os trabalhos são analisados em relação aos seguintes aspectos:

  • Adequação do título ao conteúdo;
  • Estrutura da publicação;
  • Explicitação do problema que gerou a pesquisa;
  • Clareza e pertinência dos objetivos;
  • Metodologia;
  • Resultados e discussão;
  • Informações inteligíveis;
  • Citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista, e
  • Pertinência à linha editorial da publicação.

Os consultores preenchem um formulário de parecer (encaminhado pelo Editor), aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias. Todo parecer incluirá sua fundamentação. Esse processo de avaliação inicial poderá durar três (3) ou quatro (4) meses, dependendo do número de artigos no fluxo contínuo no período e, principalmente, da disponibilidade de avaliadores pareceristas.

O processo de avaliação por pares preservará a identidade dos autores, e suas afiliações, e dos avaliadores pareceristas.

Após o retorno dos pareceres dos consultores, o manuscrito é avaliado pelo Editor que pode solicitar outros ajustes antes da aprovação final.

Em alguns casos, o editor pode ainda solicitar pareceres do Conselho Editorial antes da decisão pela aprovação ou rejeição do artigo.

Em caso de identificação de plágio no manuscrito, tanto pelos avaliadores como pelos editores, a submissão será rejeitada e arquivada e os autores informados.

A decisão editorial é então comunicada ao(s) autor(es).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.