Envíos

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Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.

Directrices para autores/as

1. O Editor poderá realizar, eventualmente, a revisão dos aspectos linguísticos, da  tradução, formatação e das normas técnicas dos artigos. Se essas alterações forem feitas antes da publicação, se houver disponibilidade de tempo até a data final de publicação, o(s) autor(es) poderá(ão) receberá(ão) uma prova para revisão, que, devidamente validada, deverá retornar em até cinco dias úteis, a contar do recebimento. Se as indicações não forem encaminhadas dentro do prazo indicado, os artigos serão publicados conforme o texto encaminhado ao(s) autor(es);

2. Solicita-se aos autores, antes da submissão, especial atenção aos seguintes aspectos em relação a uma estrutura mínima do artigo que, entre outros, devem estar presentes no texto: introdução com a explicitação do problema que gerou a pesquisa, objetivos claros e pertinentes e a forma como foi realizado o estudo que gerou o artigo; uma ou mais seções com a revisão teórica ou o estado da arte; e, uma ou mais seções com a apresentação da discussão dos resultados. Estas seções podem ter títulos diversificados e específicos. Também, sugere-se a observância em relação à pertinência à linha editorial e áreas de interesse da revista.

3. NÃO serão cobradas dos autores, taxas de qualquer natureza, para submissão ou publicação de artigos.

Revisão por pares

Após uma avaliação inicial da equipe editorial, os textos serão submetidos à avaliação, a depender da relação entre artigos submetidos/nº de avaliadores disponíveis por área temática, de um ou dois consultores pareceristas, provenientes de instituição diferente daquela do(s) autor(es), em um processo cego, no qual os trabalhos são analisados em relação aos seguintes aspectos:

  • Adequação do título ao conteúdo;
  • Estrutura da publicação;
  • Explicitação do problema que gerou a pesquisa;
  • Clareza e pertinência dos objetivos;
  • Metodologia;
  • Resultados e discussão;
  • Informações inteligíveis;
  • Citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista, e
  • Pertinência à linha editorial da publicação.

Os consultores preenchem um formulário de parecer (encaminhado pelo Editor), aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias. Todo parecer incluirá sua fundamentação. Esse processo de avaliação inicial poderá durar três (3) ou quatro (4) meses, dependendo do número de artigos no fluxo contínuo no período e, principalmente, da disponibilidade de avaliadores pareceristas.

O processo de avaliação por pares preservará a identidade dos autores, e suas afiliações, e dos avaliadores pareceristas.

Após o retorno dos pareceres dos consultores, o manuscrito é avaliado pelo Editor que pode solicitar outros ajustes antes da aprovação final.

Em alguns casos, o editor pode ainda solicitar pareceres do Conselho Editorial antes da decisão pela aprovação ou rejeição do artigo.

Em caso de identificação de plágio no manuscrito, tanto pelos avaliadores como pelos editores, a submissão será rejeitada e arquivada e os autores informados.

A decisão editorial é então comunicada ao(s) autor(es).

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.