Sobre a Revista

Foco e Escopo

COLÓQUIO - Revista do Desenvolvimento Regional é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas da Taquara - FACCAT. A revista Colóquio objetiva fomentar a discussão e a reflexão em torno da perspectiva do desenvolvimento regional e da sustentabilidade socioeconômica e ambiental do desenvolvimento, por meio da publicação de artigos científicos, desenvolvidos por estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores, resultantes de investigações que possuam interface com as áreas de desenvolvimento regional, desenvolvimento rural, planejamento urbano e regional e demografia, bem como, com suas áreas correlatas. De forma específica, busca-se a publicação de artigos com resultados de estudos e pesquisas, preferencialmente utilizando dados empíricos, primários ou secundários, sobre as diferentes dinâmicas de desenvolvimento regional e dos processos de transformações tecnológicas, socioeconômicas, ambientais e culturais, que abordem diferentes pontos de vista sobre a sustentabilidade do desenvolvimento, destacando o papel do território, das instituições, dos atores sociais e das potencialidades locais e das oportunidades externas.

Assim, a COLÓQUIO - Revista do Desenvolvimento Regional possui caráter interdisciplinar e publica trabalhos que apresentem contribuições originais, teóricas ou empíricas, relacionadas com o Desenvolvimento Regional. A revista encontra-se disponível aos autores-colaboradores nacionais e estrangeiros e possui um Conselho Editorial variado, com membros de várias instituições e regiões do Brasil e do exterior. 

A Revista Colóquio poderá contemplar dossiês temáticos, artigos científicos e atualizações teórico-metodológicas. Eventualmente, poderão ser aceitos também trabalhos apresentados em eventos científicos (congressos, seminários, etc..) que tenham interesse acadêmico e social, quando recomendados por grupos de pesquisadores ou quando convidados e aprovados pelo Conselho Editorial.

  1. Aceitam-se, para avaliação, colaborações inéditas (originais) em português, espanhol, francês e inglês.
  2. A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres de membros dos Conselhos Consultivos e Editorial, garantindo o anonimato dos autores e, também, dos pareceristas, em todo o processo de avaliação.
  3. As principais áreas e subáreas de interesse da Revista Colóquio são:
  • Desenvolvimento Regional
  • Desenvolvimento Social e Econômico
  • Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Turismo e Desenvolvimento Regional
  • Gestão de Cidades
  • Desenvolvimento Rural e Urbano
  • Território, Sociedade e Meio Ambiente
  • Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental

Periodicidade

Revista online com periodicidade trimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Políticas de Ética

1. Normas gerais: os autores de trabalhos que se referem a pesquisas originais devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva sobre o seu significado. Dados complementares devem ser representados com precisão no artigo. O documento deve conter detalhes suficientes e referências que permitam que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis;

2. Originalidade e plágio: os autores devem garantir que as obras são inteiramente originais e se eles utilizam o trabalho e/ou textos dos outros que isso seja devidamente citado. Plágio em todas as suas formas constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável;

3. Publicação múltipla, redundante e simultânea: um autor não deve publicar manuscritos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em mais de um periódico. Enviar o mesmo manuscrito para mais de uma revista ao mesmo tempo e/ou publicar o mesmo artigo em mais de um periódico constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável;

4. Sobre as fontes: o trabalho de outros autores deve sempre ser reconhecido. Os autores devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas em particular, como em uma conversa, correspondência, ou discussão com terceiros, não devem ser utilizadas ou relatadas sem a permissão explícita por escrito da fonte. As informações obtidas por meio de serviços confidenciais, tais como arbitragem manuscritos ou pedidos de bolsas, não devem ser utilizadassem a permissão explícita por escrito do autor do trabalho envolvido nestes serviços;

5. Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação;

6. Divulgação e conflitos de interesses: todos os autores devem divulgar no manuscrito qualquer conflito financeiro ou de outra natureza que possa influenciar os resultados ou a interpretação de seu manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.Erros fundamentais em trabalhos publicados: quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado é obrigação do autor informar imediatamente o editor da revista ou a Editoria de Periódicos e cooperar com o editor para corrigir o artigo.

Estamos empenhados em garantir que publicidade, reimpressão ou qualquer outra fonte de receita comercial não tenha qualquer impacto ou influência sobre as decisões editoriais. Nossos artigos possuem avaliação “cega” para garantir a qualidade da publicação científica.

* Esta declaração se baseia nas recomendações da Elsevier e no Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - COPE.

Histórico do periódico

A revista Colóquio, desde 2002, era editada pela FACCAT, na forma impressa (ISSN 1678-9059). Desde a edição v.9, n. 2, de 2012, a COLÓQUIO - Revista do Desenvolvimento Regional passou a ser editada também na forma eletrônica (ISSN 2318-180X). A partir da edição v.14, n.2, de 2017, buscando reduzir custos e o tempo do processo entre a submissão de artigos e a publicação, a revista descontinuou a publicação da versão impressa e passou a publicar apenas a sua versão eletrônica (ISSN 2318-180X). A partir da edição v. 17, n. 1, jan./mar. de 2020 a periodicidade passou a ser trimestral.