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E-Gov: dos estudios sobre la implementación del e-gobierno en municipios de la región de Vale do Rio dos Sinos

Autores

  • Margarete Panerai Araujo Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS-ICSA) da Universidade Federal de Alfenas
  • Simone Luz Ferreira Constante Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (UniLaSalle)
  • Ana María Sosa González Professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

DOI:

https://doi.org/10.26767/coloquio.v19i2,%20abr./jun..2504

Palavras-chave:

E-Gov; discurso de gestores; Vale do Rio dos Sinos; Lei Aldir Blanc; Inclusão digital.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar dois estudos sobre o processo de implementação do governo eletrônico (e-Gov) em municípios da região do Vale do Rio dos Sinos, considerando um recorte temporal da década 2010/2020. O primeiro estudo visou analisar o discurso argumentativo dos gestores municipais desta região, no ano de 2010, cujo foco foi o histórico de adesão ao e-Gov; e o segundo apresenta um case de implementação de governo eletrônico, realizado no ano de 2020, cujo foco foi acompanhar a operacionalização da Lei Aldir Blanc junto aos municípios gaúchos, sendo aqui exposto o recorte específico da inclusão digital para uso do e-Gov. A metodologia dos estudos selecionados foi do tipo exploratória, com abordagens qualitativa e quantitativa, e englobou técnicas como a pesquisa bibliográfica, documental, pesquisa de campo com uso interpretativo, questionário semiestruturado e análise multicritérios. Com base nos argumentos e dados coletados foi possível evidenciar questões emergentes que se instituem no contexto regional, considerando a produção de conhecimentos sobre a realidade dos municípios pesquisados nesta transição para o governo eletrônico. Embora tenha transcorrido uma década entre as duas pesquisas, fica evidente que as instituições políticas municipais ainda enfrentam problemas básicos como infraestrutura precária e pouca instrumentalização dos agentes públicos. Além disso, as dificuldades de ampliação do acesso à internet e instrumentalização da população para o uso dos serviços ainda persistem como entraves à plena implementação do E-Gov.

Biografia do Autor

Margarete Panerai Araujo, Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS-ICSA) da Universidade Federal de Alfenas

Pós-Doutorado em Políticas e Estratégias (FGV EBAPE/RJ). Doutorado em Comunicação Social (PUCRS).  

Simone Luz Ferreira Constante, Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (UniLaSalle)

Doutoranda em Memória Social e Bens Culturais (UniLaSalle) 

 

Ana María Sosa González, Professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Pós-Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel). Doutorado em História (PUC/RS).  

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Publicado

2022-04-04

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Artigos