Estado da arte da pesquisa sobre consumo de alimentos orgânicos: determinantes, disposição a pagar e framing effect

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26767/2435

Palavras-chave:

Alimentos orgânicos. Consumo. Disposição a pagar. Framing effect. Bibliometria.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar o estado da arte das pesquisas que avaliam os condicionantes do consumo de alimentos orgânicos, investigando ainda a disposição a pagar e o framing effect na decisão de escolha de tais produtos. Para atingir tal meta, foi aplicado o método de revisão bibliométrica, consultando a base de dados da Web of Science e Scopus no período entre 2000 e 2020. A partir do uso do R Studio - Package bibliometrix, as variáveis nível de escolaridade, conhecimento sobre os produtos orgânicos, preocupação individual e coletiva em relação ao meio ambiente e à saúde se mostraram como fatores determinantes do consumo e da disposição a pagar por alimentos orgânicos. As investigações ainda apontaram que o framing effect, um dos vieses comportamentais presentes nas escolhas dos consumidores, impactou positivamente o consumo e a disposição a pagar dos consumidores de tais produtos.

Biografia do Autor

Larice Simone de Oliveira Ferreira, Núcleo de Economia Aplicada, Agrícola e do Meio Ambiente (NEA+) do IE/UNICAMP.

Doutoranda em Desenvolvimento Econômico no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP). 

Rodrigo Lanna Franco da Silveira, Professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Núcleo de Economia Aplicada, Agrícola e do Meio Ambiente (NEA+) do IE/UNICAMP.

Doutorado em Economia Aplicada (Esalq/USP). 

Pedro Gilberto Cavalcante Filho, Núcleo de Economia Aplicada, Agrícola e do Meio Ambiente do IE/UNICAMP.

Doutorando em Desenvolvimento Econômico no Instituto de Economia (IE) da UNICAMP. 

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Publicado

2022-03-15