Investimentos do Fundo Nacional para a Educação e indicadores de qualidade de educação básica: o caso do município de Curitibanos-SC

Autores/as

  • Cintia Neves Godoi Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado (UnC) - Campus Canoinhas-SC
  • Argos Gumbowsky Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado (UnC) - Campus Canoinhas-SC
  • Sandro Luiz Bazzanella Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado (UnC) - Campus Canoinhas-SC
  • Letícia Paludo Vargas Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado (UnC) - Campus Canoinhas-SC
  • Maria Luiza Milani Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC) - Campus Canoinhas-SC

DOI:

https://doi.org/10.26767/coloquio.v19i2,%20abr./jun..2482

Palabras clave:

Educação Básica, Curitibanos, Ideb, Fundeb

Resumen

O presente artigo pretende analisar os indicadores de qualidade referentes à educação básica pública do município de Curitibanos-SC e a possível relação com os investimentos recebidos pelo governo federal. Para tanto, foi apresentado o município de Curitibanos localizado no estado de Santa Catarina, suas principais características sociais, econômicas, demográficas como forma de contextualização histórico-geográfica. A metodologia adotada recorreu ao levantamento de dados, investigação bibliográfica e documental. Foram reunidos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relacionados a educação pública, municipal, estadual e federal referentes ao intervalo de tempo de 2005 a 2021, da quarta e nona séries do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio, comparadas as metas projetadas e os índices observados, e posteriormente realizada uma análise com relação aos investimentos realizados pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A partir deste percurso investigativo foi possível constatar o perfil, socioeconômico do município, suas fragilidades sociais e econômicas, os limites de sua dinâmica de desenvolvimento local e que incide sobre o desenvolvimento regional, na medida em que Curitibanos se apresenta como um município que exerce influência sobre municípios com menor população e dinâmica na região.

Biografía del autor/a

Cintia Neves Godoi, Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado (UnC) - Campus Canoinhas-SC

Doutorado em Geografia (UFG). 

Argos Gumbowsky, Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado (UnC) - Campus Canoinhas-SC

Doutorado em Educação. 

Sandro Luiz Bazzanella, Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado (UnC) - Campus Canoinhas-SC

Doutorado em Ciências Humanas (UFSC). 

Letícia Paludo Vargas, Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado (UnC) - Campus Canoinhas-SC

Doutorado em Extensão Rural (UFSM). 

Maria Luiza Milani, Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC) - Campus Canoinhas-SC

Doutora em Serviço Social. 

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Publicado

2022-04-04

Número

Sección

Artigos