Estado da arte da pesquisa sobre consumo de alimentos orgânicos: determinantes, disposição a pagar e framing effect
DOI:
https://doi.org/10.26767/2435Palavras-chave:
Alimentos orgânicos. Consumo. Disposição a pagar. Framing effect. Bibliometria.Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar o estado da arte das pesquisas que avaliam os condicionantes do consumo de alimentos orgânicos, investigando ainda a disposição a pagar e o framing effect na decisão de escolha de tais produtos. Para atingir tal meta, foi aplicado o método de revisão bibliométrica, consultando a base de dados da Web of Science e Scopus no período entre 2000 e 2020. A partir do uso do R Studio - Package bibliometrix, as variáveis nível de escolaridade, conhecimento sobre os produtos orgânicos, preocupação individual e coletiva em relação ao meio ambiente e à saúde se mostraram como fatores determinantes do consumo e da disposição a pagar por alimentos orgânicos. As investigações ainda apontaram que o framing effect, um dos vieses comportamentais presentes nas escolhas dos consumidores, impactou positivamente o consumo e a disposição a pagar dos consumidores de tais produtos.