Reflexos da Covid no Teletrabalho e no Ensino Remoto Emergencial em Instituições Privadas de Ensino Superior no estado de Minas Gerais
Palavras-chave:
Covid; teletrabalho; ensino remoto emergencialResumo
O presente artigo verifica os reflexos da Covid-19, no Teletrabalho e no Ensino Remoto Emergencial, em instituições privadas, de ensino superior no estado de Minas Gerais. Para responder aos desafios, o estudo conta com a pesquisa de natureza aplicada, qualiquantitativo, de matriz descritiva, para analisar as três Instituições de Ensino Superior que pertencem ao grupo educacional, Prominas. Os resultados da pesquisa apontam a presença significativa das mulheres, identificaram as preocupações da qualidade do ensino remoto. Para os alunos, o ambiente dificultou a interação social, conexão com os colegas e professores. Por outro lado, a pesquisa indica que os estudantes perceberam a flexibilidade do ensino remoto, o uso de ferramentas digitais, porém, preferem aulas presenciais. O grupo de técnicos-administrativo apresentou interesse na expansão de suas atividades remotas no pós-pandemia, no entanto, apresenta receios quanto as leis que regulam o teletrabalho no Brasil. Os docentes enfrentam desafios no campo tecnológico, nas vivencias acadêmicas, desafios de interação, com pouca perspectiva para com o ensino a distância. Os gestores tiveram que lidar com uma série de desafios e tomar decisões rápidas para garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários, ao mesmo tempo em que tinham a tarefa de manter as instituições funcionando com suas atividades acadêmicas. Por fim, mapear, verificar e analisar os reflexos da Covid-19 no Teletrabalho, no Ensino Remoto Emergencial, em instituições privadas de ensino superior, é um fenômeno ainda recente, que necessita de mais suporte tecnológico, novos processos pedagógicos, administrativos e de pesquisa.
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