Reflexos da Covid no Teletrabalho e no Ensino Remoto Emergencial em Instituições Privadas de Ensino Superior no estado de Minas Gerais

Autores/as

  • Argemiro Luís Brum Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).
  • Natália Batista Rodrigues Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).
  • Nelson José Thesing Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).
  • Márcia Maria Rodrigues Sá Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).
  • Ivani Schuster Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Palabras clave:

Covid; teletrabalho; ensino remoto emergencial

Resumen

O presente artigo verifica os reflexos da Covid-19, no Teletrabalho e no Ensino Remoto Emergencial, em instituições privadas, de ensino superior no estado de Minas Gerais. Para responder aos desafios, o estudo conta com a pesquisa de natureza aplicada, qualiquantitativo, de matriz descritiva, para analisar as três Instituições de Ensino Superior que pertencem ao grupo educacional, Prominas. Os resultados da pesquisa apontam a presença significativa das mulheres, identificaram as preocupações da qualidade do ensino remoto. Para os alunos, o ambiente dificultou a interação social, conexão com os colegas e professores. Por outro lado, a pesquisa indica que os estudantes perceberam a flexibilidade do ensino remoto, o uso de ferramentas digitais, porém, preferem aulas presenciais. O grupo de técnicos-administrativo apresentou interesse na expansão de suas atividades remotas no pós-pandemia, no entanto, apresenta receios quanto as leis que regulam o teletrabalho no Brasil. Os docentes enfrentam desafios no campo tecnológico, nas vivencias acadêmicas, desafios de interação, com pouca perspectiva para com o ensino a distância. Os gestores tiveram que lidar com uma série de desafios e tomar decisões rápidas para garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários, ao mesmo tempo em que tinham a tarefa de manter as instituições funcionando com suas atividades acadêmicas. Por fim, mapear, verificar e analisar os reflexos da Covid-19 no Teletrabalho, no Ensino Remoto Emergencial, em instituições privadas de ensino superior, é um fenômeno ainda recente, que necessita de mais suporte tecnológico, novos processos pedagógicos, administrativos e de pesquisa.

Biografía del autor/a

Argemiro Luís Brum, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Doutorado em Socioeconomia do Desenvolvimento (EHESS - França). Coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUÍ.

Natália Batista Rodrigues, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Mestranda em Desenvolvimento Regional no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUÍ.

Nelson José Thesing, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Doutorado em Integração Regional (UFPel). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUÍ.

Márcia Maria Rodrigues Sá, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Doutoranda em Desenvolvimento Regional no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUÍ.

Ivani Schuster, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Doutoranda em Desenvolvimento Regional no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUÍ.

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Publicado

2024-07-18

Número

Sección

Artigos