Políticas públicas educacionais voltadas para a inclusão digital no Brasil e desafios do ensino remoto emergencial durante a pandemia da Covid-19

Autores

Resumo

Diante da crise provocada pela pandemia da Covid-19 a sociedade teve que se modificar, alterando as relações pessoais, prestações de serviços, atendimento, inclusive o modelo de educação. Deste modo, no Brasil as instituições educacionais de ensino superior adotaram o ensino remoto emergencial, mediado pelas tecnologias digitais para a continuidade do processo de ensino e aprendizagem durante o período pandêmico. No entanto, o país apresenta uma enorme desigualdade em relação ao acesso à internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o que ficou perceptível durante a pandemia, já que os níveis de exclusão digital aumentarem ainda mais. Nesse sentindo, a presente pesquisa teve como principal objetivo apresentar e analisar quais foram as políticas públicas existentes de inclusão digital para a educação com o foco no ensino superior perante contexto pandêmico vivido a partir do ano de 2020. Trata-se de uma pesquisa documental baseada nos documentos e dados obtidos em trabalhos científicos que foram publicados sobre a temática, bem como o acesso aos sites dos órgãos governamentais e organizações que são responsáveis por essas informações. Diante dos dados levantados, pode se concluir que existe certa deficiência de políticas públicas de inclusão digital voltadas para a educação, principalmente as direcionadas para as instituições de ensino superior, o que ficou evidente durante o período de pandemia. Como consequência dessa deficiência grande parte das instituições tiveram que suspender as aulas devido à falta de infraestrutura e recursos digitais, o pode contribuir no aumento das desigualdades socioeconômicas.

Biografia do Autor

Daiany Alvez Araujo Moreira, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Mestrado em Desenvolvimento Regional (UFT).

Cristiane Maria Tonetto Godoy, UTFPR - PPGDR

Doutorado em Extensão Rural (UFSM). Pós-Doutorado em Desenvolvimento Regional (UTFPR), Linhas "Meio Ambiente e Sustentabilidade" e "Regionalidade e Sustentabilidade".

Monica Aparecida da Rocha Silva, UFT - PPGDR

Doutorado em Ciências Sociais (UnB). Pós-Doutorado em Ciências Sociais (Universidad Nacional Autonóma do México - UNAM). Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Maria de Lourdes Bernartt, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR.

Doutorado em Educação (Unicamp). PhD em Educação (Unochapecó e Universidade Nacional da Costa Rica - UNA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Jose Ricardo da Rocha Campos, UTFPR - PPGDR

Doutorado em Ciências, área de concentração Solos e Nutrição Mineral de Plantas (ESALQ/USP).

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2024-04-10

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