Uso de modelos de negócios na agricultura familiar como ferramenta para auxiliar o acesso aos mercados: os produtores de cacau da região de Macará, no Equador
DOI:
https://doi.org/10.26767/coloquio.v19i4,%20out./dez..2387Palavras-chave:
Agricultura familiar, Equador, Construção social de mercados, CanvasResumo
A agricultura familiar representa um importante papel na produção de alimentos saudáveis e para a sustentabilidade do planeta ao se contrapor ao modelo concentrador que dissemina a desigualdade social e destrói o meio ambiente. Para tanto, os agricultores familiares, bem como os povos tradicionais, lançam mão de outros arranjos de comercialização de seus produtos, se inserindo em construções sociais de mercados que valorizam a confiança e a reciprocidade. É nesse sentido que esse artigo tem como objetivo analisar como os produtores de cacau da microrregião de Macará, na província de Loja, Equador, acessam mercados. Para tanto foi utilizada a ferramenta Canvas de modelos de negócios adaptada aos agricultores familiares e a noção de mercados como construção social. Como resultado observou-se que os produtores acessam mercados de proximidade e mercados locais e territoriais por meio da venda direta na propriedade, entregas locais, eventos e feiras locais. Verificou-se ainda, o destaque para a agregação de valor de seus produtos por meio das técnicas artesanais de preparo, o trabalho familiar e a questão da saúde através da alimentação. Outrossim, percebeu-se que os valores sociais, ambientais e econômicos presentes no cotidiano dos produtores contribuem para a construção desses modelos de negócios e para a participação e permanência em alguns circuitos de mercados.
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