Panorama do saneamento básico em cidades consorciadas do interior da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.26767/2207Resumo
O saneamento básico é um elemento essencial para o desenvolvimento sociopolítico e econômico, todavia a prestação desse serviço é um desafio para os municípios. Ações conjuntas e articuladas por Consórcios Intermunicipais possibilitam aos consorciados melhorias no desempenho e otimização de recursos para a disponibilização de determinados serviços públicos. O presente trabalho tem por objetivo apresentar um panorama acerca da situação do saneamento básico dos doze municípios do sertão paraibano que integram o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável e Inovação do Estado da Paraíba – CONDESPB. A pesquisa é classificada como descritiva, pois buscou caracterizar os municípios com base nos indicadores que conduzem ao entendimento da estrutura do saneamento básico. O estudo foi realizado com base em dados secundários coletados principalmente nos sites do IBGE e no Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil. Também foi realizado levantamento documental para conhecimento dos aspectos básicos da constituição do CONDESPB e sua possível atuação e influência na área pesquisada. Os resultados apontam que entre os municípios consorciados existem congruências e divergências em se tratando de saneamento básico e que a participação em um consórcio amplia as possibilidades de ações conjuntas para a atuação em territórios a fim de resolver problemas comuns, porém os municípios do CONDESPB, apesar de diversas tentativas, usufruíram pouco e/ou não tiverem maturidade para se apropriarem desses benefícios. Conclui-se que o consórcio intermunicipal tem o potencial de contribuir para o desenvolvimento da região, implementando uma gestão colaborativa por meio de estratégias e políticas que privilegiem a universalização dos serviços de saneamento básico de boa qualidade.
Referências
ASSEMBLEIAS Gerais Ordinárias e Extraordinárias do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Rio do Peixe. CIDR/NRP. Ata de reunião. Joca Claudino, 2012.
ASSEMBLEIAS Gerais Ordinárias e Extraordinárias do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Rio do Peixe. CIDR/NRP. Ata de reunião. Uiraúna, 2013.
ASSEMBLEIAS Gerais Ordinárias e Extraordinárias do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Rio do Peixe. CIDR/NRP. Ata de reunião. Joca Claudino, 2014.
ASSEMBLEIAS Gerais Ordinárias e Extraordinárias do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Rio do Peixe. CIDR/NRP. Ata de reunião. Uiraúna, 2019.
ASSEMBLEIAS Gerais Ordinárias e Extraordinárias do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Rio do Peixe. CIDR/NRP. Ata de reunião. Uiraúna, 2021.
BASTOS, Rafael Kopschitz Xavier. Oportunidades e desafios para os prestadores municipais de serviços de Saneamento Básico. In: BRASIL. Lei Nacional de Saneamento Básico: perspectivas para as políticas e a gestão dos serviços públicos. Prestação dos serviços públicos de saneamento básico. Brasília, DF: Ministério das Cidades, 2009.
BORJA, Patrícia Campos. Política pública de saneamento básico: uma análise da recente experiência brasileira. Revista Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 432-447, 2014.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
BRASIL. Diretrizes para a definição da Política e Elaboração de Planos Municipais e Regionais de Saneamento Básico. Brasília, DF: Ministério das Cidades/Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, 2010.
BRASIL. Guia para a Elaboração de Planos Municipais de Saneamento. Brasília, DF: Ministério das Cidades/Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, 2011.
BRASIL. Lei Nacional de Saneamento Básico: perspectivas para as políticas e a gestão dos serviços públicos. Prestação dos serviços públicos de saneamento básico. Brasília, DF: Ministério das Cidades/Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, 2009.
BRASIL. Lei de Saneamento Básico - Lei nº 11.445. Brasília, DF: Ministério das Cidades/Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, 2007.
BRITTO, Ana Lucia. A gestão do saneamento no Brasil: desafios e perspectivas seis anos após a promulgação da Lei 11.455/2007. Revista eletrônica de estudos urbanos e regionais, Observatório das metrópoles, Rio de Janeiro, 2012.
CALVO, Maria Cristina Marino; LACERDA, Josimari Telino de; COLUSSI, Claudia Flemming; SCHNEIDER, Ione Jayce Ceola; ROCHA, Thiago Augusto Hernandes. Estratificação de municípios brasileiros para avaliação de desempenho em saúde. Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 25, n. 4, out./dez. 2016.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS. Saneamento Básico para Gestores Públicos. Brasília/DF: CNM, 2009.
DIAS, Daniella Maria dos Santos; NEPOMUCENO, Chaira Lacerda. O estatuto da cidade e a democratização da gestão urbana: um estudo de caso na cidade de Marabá – PA. Revista de Direito da Cidade, v. 9, n. 2, 2017.
CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. 4. ed. São Paulo: Ática, 2004.
FARIA, Simone Alves de; FARIA, Ricardo Coelho de. Cenários e perspectivas para o setor de saneamento e sua interface com os recursos hídricos. Revista de Engenharia Sanitária e Ambiental, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, jul./set. 2004.
FERNANDES, Tassiana Justino. Consórcio público intermunicipal como alternativa para a estão de resíduos sólidos em pequenas cidades. In: X EPCC – Encontro Nacional de Produção Científica, 2017, Maringá. Anais [...]. Maringá: UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá, 2017.
FRESCA, Tania Maria. Em Defesa dos Estudos das Cidades Pequenas no Ensino de Geografia. Revista Geografia, Londrina, v. 10, n. 1, p. 27-34, jan./jun. 2001.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Sinopse do Censo Demográfico de 2010 – Paraíba. IBGE, 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=29&uf=25. Acesso em: 5 dez. 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. CIDADES Paraíba - MUNIC, Características dos entornos dos municípios. IBGE, 2017. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=29&uf=25. Acesso em: 5 dez. 2020.
LISBOA, Severina Sarah; HELLER, Léo; SILVEIRA, Rogério Braga. Desafios do planejamento municipal de saneamento básico em municípios de pequeno porte: a percepção dos gestores. Revista de Engenharia Sanitária e Ambiental, Rio de Janeiro, v. 18, n. 4, out./dez. 2013.
MAIA, Doralice Sátyro. Cidades médias e pequenas do Nordeste: Conferência de abertura. In: LOPES, D. M. F.; HENRIQUE, W. (org.). Cidades médias e pequenas: teorias, conceitos e estudos de caso. SEI, Salvador, 2010. 250 p. il. (Séries estudos e pesquisas, 87).
NOVO Marco de Saneamento é sancionado e garante avanços para o País. Governo do Brasil, Brasília, 15 de julho de 2020. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/transito-e-transportes/2020/07/novo-marco-de-saneamento-e-sancionado-e-garante-avancos-para-o-pais. Acesso em: 13 jan. 2021.
OBSERVATÓRIO MUNICIPALISTA DE CONSÓRCIOS PÚBLICOS. O que é o Observatório Municipalista de Consórcios Públicos? Consórcios Públicos Municipais, 2020. Disponível em: http://www.consorcios.cnm.org.br/. Acesso em: 10 jan. 2021.
PITERMAN, Ana; REZENDE, Sonaly Cristina; HELLER, Léo. Capital social como conceito-chave para a avaliação do sucesso de consórcios intermunicipais: o caso do CISMAE. Revista de Engenharia Sanitária e Ambiental, Paraná, v. 21, n. 4, p. 825-834, 2016.
ROSSONI, Hygor Aristides Victor; FARIA, Marco Túlio da Silva; SILVA, Amanda Cristina; HELLER, Léo. Aspectos socioeconômicos e de desenvolvimento humano municipal determinantes na ausência de prestadores de serviços de esgotamento sanitário no Brasil. Revista de Engenharia Sanitária e Ambiental, Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, mar./abr. 2020.
SENADO aprova novo marco legal do saneamento básico. Senado Notícias, Brasília, 24 de junho de 2020. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/06/24/senado-aprova-novo-marco-legal-do-saneamento-basico/#conteudoPrincipal. Acesso em 12 dez. 2020.
SOUSA, Ana Cristina A.; COSTA, Nilson do Rosário. Política de saneamento básico no Brasil: discussão de uma trajetória. Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 23, n. 3, jul./set. 2016.
SOUSA, Carlos Di Stefano Silva; SOUSA, Scarlet Cristina Silva; ALVARES, Aline Melo. Diretrizes normativas para o saneamento básico no Brasil. v. 25, n. 43, 2015.
SOUSA, Luana Marriê de Morais; GUEDES, Leonardo Guerra de Rezende. Consórcios Intermunicipais em Municípios de Pequeno Porte: uma alternativa para gestão de resíduos sólidos urbanos. Desenvolvimento Regional em Debate, [S.l.], v. 9, p. 421-433, 2019.