Experiências socio-profissionais de egressos da Escola Família Agrícola de Vale do Sol-RS (EFASOL)
DOI:
https://doi.org/10.26767/coloquio.v19i4,%20out./dez..2676Palabras clave:
Pedagogia da Alternância. Educação do Campo. Escola Família Agrícola. Egressos. Juventude do Campo.Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar as experiências socioprofissionais de egressos/as da Escola Família Agrícola de Vale do Sol-RS (EFASOL), localizada na comunidade de Linha Formosa, interior do município de Vale do Sol, RS. Os quatro pilares da escola são: associação, pedagogia da alternância, formação integral e desenvolvimento do meio. Analisou-se a trajetória dos jovens egressos através de sua inserção socioprofissional e a relação deste processo com o desenvolvimento rural em âmbito regional. Para a realização da pesquisa, que se caracterizou como qualitativa, optou-se pelo desenvolvimento de um estudo de caso embasado no método de abordagem fenomenológico. A pesquisa foi realizada com um universo de 62 jovens egressos/as da EFASOL e foi constatado que 84% dos jovens ainda residem em seus municípios de origem de quando foram estudar na EFASOL. Do total dos jovens pesquisados, 95,2% residem na região do Vale do Rio Pardo, 69,4% residem no campo e 88,7% possuem vínculo com a agricultura. Nesse caso, percebe-se a importância de uma educação contextualizada para a juventude do campo, criando novos desafios e possibilidades para o desenvolvimento regional.
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