Impactos da Covid-19 no comportamento do consumidor de calçados e acessórios femininos do Vale do Rio dos Sinos-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26767/coloquio.v19i4,%20out./dez..2672

Palavras-chave:

Covid-19. Calçados e acessórios femininos. Vale do Rio dos Sinos/RS.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os impactos da pandemia da covid-19 no comportamento do consumidor de calçados e acessórios femininos, atendo-se, especificamente, à região do Vale do Rio dos Sinos-RS. No que tange à sua tipologia, este trabalho faz uso das pesquisas descritiva (objetivos), bibliográfica e survey (procedimentos técnicos) e quantitativa (abordagem do problema), sendo que, para a etapa de coleta de dados, construiu-se um questionário na plataforma Google Forms composto por 17 perguntas fechadas e 01 questão de múltipla escolha. Após a montagem, o questionário foi compartilhado – Facebook, Instagram e Whatsapp – e ficou disponível para respostas entre os dias 01 e 20 de setembro de 2021, totalizando, ao término do período, 202 respostas. Como pontos principais, percebeu-se, através da pesquisa realizada, que a maioria dos respondentes realizou mais de uma compra durante a pandemia, sendo elas, principalmente, compras de calçados (tênis e botas) e de acessórios femininos. Além disso, a influência no momento da compra teve origem, majoritariamente, em grupos sociais e na observação das tendências da moda. Ainda, boa parte dos entrevistados comprou produtos apenas por estarem em promoção, o que reforça que a comunicação de oportunidade tem destacada persuasão sobre os consumidores.

Biografia do Autor

Rafaela Machado Barth, Universidade Feevale

Graduação em Publicidade e Propaganda (Feevale). 

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Professor na Universidade Feevale.  

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Publicado

2022-11-08

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Artigos