Políticas Públicas de Inclusão Digital: desafios educacionais na sociedade contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.26767/223Resumen
Este artigo tem como principal objetivo analisar as Políticas Públicas de Inclusão Digital dirigidas ao sistema educacional, na perspectiva de atender às novas tecnologias direcionadas para a educação, presentes na sociedade contemporânea. Através desta análise, busca-se caracterizar os desafios enfrentados pela escola, na inclusão da tecnologia digital como ferramenta pedagógica dos professores, identificar as Políticas Públicas de Inclusão Digital e observar como são desenvolvidas no ambiente escolar, como também refletir sobre o papel das tecnologias na sociedade contemporânea no que se refere à formação do cidadão. O trabalho foi desenvolvido com base em autores cujos estudos estão relacionados ao tema e em dados e informações obtidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Em síntese, este estudo destaca as necessidades e desafios das políticas públicas voltadas para a globalização e igualdade de condições de acesso às TIC’s.Citas
AFONSO, Carlos A. Políticas Públicas e Inclusão Digital. In: CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil). Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação 2006. São Paulo, 2007. p. 47-53.
BERNHEIM, Carlos Tünnermann; CHAUÍ, Marilena Souza. Desafios da universidade na sociedade do conhecimento: cinco anos depois da conferência mundial sobre educação superior. Brasília: UNESCO, 2008.
BRASIL. Decreto no 6.504, de 4 de julho de 2008. Institui o Projeto Computador Portátil para Professores, no âmbito do Programa de Inclusão Digital, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6504.htm>. Acesso em: 14 jul. 2013.
______. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. FNDE. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/>. Acesso em: 4 jul. 2013.
______. Lei no 9.472, de 16 de julho de 1997. Lei Geral das Telecomunicações. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9472.htm>. Acesso em: 14 jul. 2013.
______. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação a Distância. Programa Nacional de Informática na Educação. Brasília: Ministério da Educação e Cultura/Banco Interamericano de Desenvolvimento, 1996.
______. Ministério da Ciência e Tecnologia. Sociedade da Informação no Brasil. Livro Verde. Brasília, 2000.
FREY, Klaus. Políticas Públicas: um debate conceitual e reflexões de Políticas públicas no Brasil. In: Planejamento e Políticas Públicas - PPP n. 21, jun. 2000. Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2013.
HEIDEMANN, F. G. Do sonho do progresso às políticas de desenvolvimento. In: Heidemann, F. G.;e SALM, J. F. (Orgs.). Políticas públicas e desenvolvimento: bases epistemológicas e modelos de análise. Brasília: UNB, 2009
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Rio de Janeiro, 2005.
LASWELL, H. D. Politics: Who Gets What, When, How. Cleveland: Meridian Books, 1958.
LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2010.
LYNN, L. E. Designing Public Policy: A Casebook on the Role of Policy Analysis. Santa Monica: Goodyear, 1980.
MORAN, José Manuel. Como utilizar as tecnologias na escola. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/utilizar.htm>. Acesso em: 4 jul. 2013.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011.
NERI, Marcelo Côrtes. De Volta ao País do Futuro: crise europeia, projeções e a nova classe média. Rio de janeiro: Centro de Pesquisas Sociais/Fundação Getúlio Vargas, 2012.
OLIVEIRA, Ramon de. Informática Educativa. Campinas: Papirus, 1997.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
PROENZA, F. e-Para Todos. In: SILVEIRA, S; CASINO, J. (Orgs.). Software Livre e Inclusão Digital. São Paulo: Conrad, 2003.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
VALENTE, José Armando (Org.). O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.