Estudo de mercado para as cestas de alimentos da agricultura familiar no Tocantins em tempos de pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26767/coloquio.v19i4,%20out./dez..2225

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender a emergência do mercado de delivery para produtos da agricultura familiar durante a pandemia da Covid-19. Nos procedimentos metodológicos utilizou-se de técnicas quali-quantitativas com análise descritiva dos dados, pesquisa bibliográfica e documental em relatórios de pesquisa, observações participativas em visitas técnicas e aplicação de questionário on-line para coleta de dados do consumidor. Os resultados apontam que os consumidores estão propensos a adquirir produtos orgânicos e agroecológicos no formato de delivery, que têm se mostrado um mercado promissor em ascensão com espaço para agricultura familiar na região de Palmas, Tocantins. Conclui-se, portanto, que no decorrer da pandemia aumentou significativamente à comercialização de alimentos através de aplicativos de compras virtuais e, com isso, emergiu a necessidade dos agricultores se adaptarem a este canal de comercialização com a finalidade de se incluírem produtivamente.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Ribeiro de Jesus, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Graduada em Ciências Econômicas (UFT). Campus Palmas, Tocantins.

Keile Aparecida Beraldo, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Luan Philipe Nunes Bequimam, Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Graduado em Ciências Econômicas (UFT). 

Rose Mary Gondim Mendonça, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Engenharia Civil (UFRJ). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Diego Neves de Sousa, Embrapa Pesca e Aquicultura

Doutor em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Analista da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, Tocantins).

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2022-11-08

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Artigos