Imigração, ocupação e logística: o Nordeste do Estado de Mato Grosso

Autores

  • João Augusto Dunck Dalosto
  • Cássius Dunck Dalosto
  • Antônio Pasqualetto
  • Leonardo Guerra de Rezende Guedes

DOI:

https://doi.org/10.26767/1668

Resumo

O presente artigo visa analisar os efeitos da infraestrutura de transporte, em especial da BR-158, no processo de ocupação das terras e no processo de desenvolvimento econômico da Mesorregião Nordeste de Mato Grosso. Foram analisados os efeitos de investimentos em transporte em diferentes contextos de inserção, aspectos históricos regionais e coleta de dados de indicadores econômicos e fundiários, no qual foi possível quantificar e verificar a distribuição das variáveis no espaço. As conclusões apontam que a BR-158 foi fator estruturador do espaço geoeconômico da região, visto que influenciou diretamente na produção agropecuária. Verificou-se, ainda, que os pequenos produtores rurais são mais dependentes de uma infraestrutura de transporte adequada e que, no geral, necessitam de apoio estatal para manter uma produção agrícola em escala comercial.

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Publicado

2020-04-02

Edição

Seção

Dossiê: O Bioma Cerrado e a Expansão da Fronteira Agrícola