Mercados alimentares utilizados por agricultores familiares agroecologistas na região do Alto Uruguai, no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.26767/colquio.22.3705Resumo
O presente estudo procura identificar os mercados e classificar os canais de comercialização utilizados pela Associação Regional de Cooperação e Agroecologia (ECOTERRA) localizada na região Alto Uruguai no Rio Grande do Sul. Como método de investigação, foi adotada uma metodologia do tipo exploratório-descritiva, de natureza qualiquantitativa, sendo que os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, documental, realização de entrevistas com atores chaves e pesquisa participante em agosto de 2023. Dentre os resultados apurados, a ECOTERRA tem atuado em mercados de proximidade, territoriais, convencionais e institucionais, utilizando diferentes canais de venda. Essa conformação tem utilizado canais de nível zero, um e três para a distribuição intensiva dos produtos alimentares. Ademais, a pesquisa também identificou que os produtos agroecológicos são comercializados através de circuitos curtos por meio de vendas diretas e indiretas. Por fim, considera-se que a estratégia comercial utilizada pela ECOTERRA tem propiciado a reprodução socioeconômica dos agricultores familiares e maior autonomia comercial.
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