Impactos da Covid-19 no comportamento do consumidor de calçados e acessórios femininos do Vale do Rio dos Sinos-RS
DOI:
https://doi.org/10.26767/coloquio.v19i4,%20out./dez..2672Palavras-chave:
Covid-19. Calçados e acessórios femininos. Vale do Rio dos Sinos/RS.Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar os impactos da pandemia da covid-19 no comportamento do consumidor de calçados e acessórios femininos, atendo-se, especificamente, à região do Vale do Rio dos Sinos-RS. No que tange à sua tipologia, este trabalho faz uso das pesquisas descritiva (objetivos), bibliográfica e survey (procedimentos técnicos) e quantitativa (abordagem do problema), sendo que, para a etapa de coleta de dados, construiu-se um questionário na plataforma Google Forms composto por 17 perguntas fechadas e 01 questão de múltipla escolha. Após a montagem, o questionário foi compartilhado – Facebook, Instagram e Whatsapp – e ficou disponível para respostas entre os dias 01 e 20 de setembro de 2021, totalizando, ao término do período, 202 respostas. Como pontos principais, percebeu-se, através da pesquisa realizada, que a maioria dos respondentes realizou mais de uma compra durante a pandemia, sendo elas, principalmente, compras de calçados (tênis e botas) e de acessórios femininos. Além disso, a influência no momento da compra teve origem, majoritariamente, em grupos sociais e na observação das tendências da moda. Ainda, boa parte dos entrevistados comprou produtos apenas por estarem em promoção, o que reforça que a comunicação de oportunidade tem destacada persuasão sobre os consumidores.
Referências
BAUMAN, Z. Vida para consumo: A transformação das pessoas em mercadoria. São Paulo: Editora Suprema, 2008.
BRANDINI, V. Por uma etnografia das práticas de consumo. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, SP, v. 4, n. 9, p. 153-169, mar. 2007. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/94/95. Acesso em: 10 ago. 2021.
CAMPBELL, C. Eu compro, logo sei que existo: as bases metafísicas do consumo moderno. In: Barbosa, Lívia; Campbell, Colin (Org.). Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Ed FGV, 2006. p. 47-64.
CAMPOMAR, M. C. Marketing de verdade: uma forma eficaz de usar o marketing a seu favor e aumentar seus resultados. São Paulo: Editora Gente, 2011.
CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2005.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo: Comentários sobre a sociedade do espetáculo. 4. ed. São Paulo: Editora Estrela dos Santos, 1992.
EYAL, N. Hooked (Engajado): Como construir produtos e serviços. São Paulo: AlfaCon, 2020.
KOTLER, P. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. São Paulo: Editora Sextante, 2017.
______. Marketing para o século XXI. São Paulo: Futura, 1999.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
LEWIS, D. A Alma do Novo Consumidor: Ganhe a atenção, o tempo e a confiança dos Novos Consumidores ao controlar suas almas. São Paulo: M.Books, 2004.
LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
LOPRETE, F. Marketing Digital. São Paulo: Editora do autor, 2009.
MCKENNA, R. Marketing de Relacionamento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.
RAUBER, L. et al. O estilo de vida representado no site de rede social Instagram. Anais… Anais do Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares, Novo Hamburgo, RS, 2., 2018, Novo Hamburgo, RS. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/9d986644-5bb6-4006-9caa-1c596b7d6b13/II%20CIDI%20-%20Congresso%20Internacional%20de%20Di%C3%A1logos%20Interdisciplinares.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
TORRES, C. A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec Editora, 2009.
______. Guia prático de marketing digital: Copyright ©. 2010. Disponível em: https://www.faneesp.edu.br/site/documentos/Marketing_Internet.pdf . Acesso em: 10 ago. 2021.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Brookman, 2015.