Os rankings acadêmicos e suas relações com os ODS: estudo de caso na Universidade Federal do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.26767/2373Palavras-chave:
Indicadores. Ensino Superior. Internacionalização. Pós-graduação. Desenvolvimento Regional.Resumo
Desde os anos 2000, proliferou a criação de rankings acadêmicos, cada qual com sua metodologia, uso de critérios e métricas na tentativa de direcionar o que se considera qualidade no ensino superior. No entanto, nem sempre é possível mensurar de forma equitativa as universidades. Uma alternativa criada foi o Times Higher Education Impact Rankings com a proposta de avaliar o impacto das universidades no combate à pobreza, o fomento a igualdade de gênero e ações de mitigação climática, dentre outras temáticas atreladas as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar os rankings acadêmicos e suas relações com os ODS em um estudo de caso na Universidade Federal do Tocantins (UFT), localizada na região Norte brasileira, por meio da análise de documentos secundários. A conclusão que se chega é que mesmo diante da criação de um ranking atrelado aos ODS, a UFT e as universidades da região Norte continuam a serem excluídas. O resultado apresenta que estas instituições não conseguem ainda se enquadrar nos padrões propostos pelo ranking.
Referências
ALTBACH, P. The dilemmas of ranking. International Higher Education, n. 42, p. 23, 2015.
ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO. Ranking – IDH Educação. 2017. Disponível em: < http://www.atlasbrasil.org.br/ranking>. Acesso em 12 mar. 2021.
OULTON, G; LUCAS, C. What are universities for? Chinese Science Bulletin. v. 26, n.23, p.2506-2517, 2011.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 abr. 2004.
FOPROP - Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação das IES brasileiras – Regional Norte-Amazônia Legal. Carta da Amazônia 2020/2030. 2020. Disponível em: <http://www.foprop.org.br/uploads/downloads/2020_10_20/CARTA-2020-2030-FOPROP-NORTE.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2021.
LEAL, F. G; STALLIVIERI, L; MORAES, M. C. B. Indicadores de internacionalização: o que os rankings acadêmicos medem? Revista Interacional de Educação Superior, v.4 [54], n.1 p.52-73, 2018.
GONÇALVES, A.; CALDERON, A. I. Academic rankings in higher education: trends of international scientific literature. Revista Diálogo Educacional, v. 17, p. 1125-1145, 2017.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Notas estatísticas do Ensino Superior 2019. INEP: Brasília, 2019. 32p. Disponível em: https://bit.ly/3qXhQoH. Acesso em: 26 fev. 2021.
KING, R. Governing universities globally: organizations, regulation and rankings. Cheltenham, UK; Northampton, MA: Edward Elgar, 2009.
KNIGHT, J. International universities: misunderstandings and emerging models? Journal of Studies in International Education, v. 19, n. 2, p. 1-15. 2015.
LAGE, T. S. R. Políticas de internacionalização da educação superior na região norte do Brasil: uma análise do Programa Ciência sem Fronteiras. 183 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, 2015.
LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
NUNES, E; FERNANDES, I. Rankings internacionais: a irresistível polêmica em torno de seus sentidos e metodologias. Revista Ensino Superior, n.12, 2014.
OECD - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. What are the returns on higher education for individuals and countries? 2012. Disponível em:< https://www.oecd-ilibrary.org/education/what-are-the-returns-on-higher-education-for-individuals-and-countries_5k961l69d8tg-en>. Acesso em 19 mar. 2021.
PÉREZ-ESPARRELLS, C; LOPEZ, A, g. Rankings de instituciones de educación superior: panorama internacional. Calidad en la Educación, v. 30, p. 328-343, 2009.
UFT – Universidade Federal do Tocantins. Histórico da UFT. 2021. Disponível em: <https://ww2.uft.edu.br/index.php/acessoainformacao/institucional/historia>. Acesso em: 13 de mar. 2021.
RIGHETTI, S. Qual é a melhor? Origem, indicadores, limitações e impactos dos rankings universitários. 230f. Tese (doutorado em Política Científica e Tecnológica). Universidade de Campinas (Unicamp), Campinas, 2016.
__________. ODS aplicados à avaliação educacional reacendem debate: afinal, o que é uma boa universidade? COMCIÊNCIA (Unicamp), v. 208, p. 1, 2019.
RUF - Ranking Universitário Folha. Ranking de Universidades. 2019. Disponível em: <https://ruf.folha.uol.com.br/2019/ranking-de-universidades/principal/>. Acesso em: 19 mar. 2021.
SANTIN, D. M; VANZ, S. A. S; STUMPF, I. R. C. Internacionalização da produção científica em Ciências Biológicas da UFRGS: 2000-2011. TransInformação, Campinas, v.27, n.3, p. 209-218, 2015.
SANTOS, S. M; NORONHA, D. P. O desempenho das universidades brasileiras em rankings internacionais. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 186-219, 2016.
SOUSA, M. S. C. Práticas de letramentos e o processo de internacionalização de Programas de Pós-graduação na UFT. 129 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional – TO, 2019.
SOUSA, M. S. C; FUZA, A. F. A temática “internacionalização” e sua relação com o contexto acadêmico. Humanidades & Inovação, v.7, n. 8, p. 1-17, 2020.
SUMARES, G. Ranking de impacto social coloca USP entre as 20 melhores universidades do mundo. 2020. Disponível em: < https://www.estudarfora.org.br/ranking-the-metas-onu/>. Acesso em: 19 mar. 2021.
THE – Times Higher Education. THE Impact Rankings 2020: methodology. 2020. Disponível em: <https://www.timeshighereducation.com/impact-rankings-2020-methodology>. Acesso em: 13 mar. 2021.
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Rankings and accountability in higher education uses and misuses. UNESCO, 2013. UFT - Universidade Federal Do Tocantins. UFT é listada em ranking internacional que avalia impacto das universidades com os ODS. 2021. Disponível em: <https://ww2.uft.edu.br/index.php/ultimas-noticias/29411-uft-e-listada-em-ranking-internacional-que-avalia-impacto-das-universidades>. Acesso em: 10 maio 2021.
INCKE, P. University rankings. In: DEHON, C; JACOBS, D; VERMANDELE, C. (orgs). Ranking universities. Editions de L’Universite de Bruxelles, 2009. p.11-26.
VIEIRA, R. C; LIMA, M. C. A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais. Interfaces Brasil/Canadá, v.16, n.1, 97-116, 2016.