Laços, desafios agroecológicos e transformações em Nova Iguaçu (RJ): um breve estudo de caso

Autores

  • Suziane Hermes de Mendonça Soares
  • Cristhiane Oliveira da Graça Amâncio

DOI:

https://doi.org/10.26767/491

Resumo

Este estudo de caso busca compreender a Escolinha de Agroecologia como instrumento de fortalecimento cultural e de identidade, focalizando a cidade de Nova Iguaçu (RJ), ao identificar uma territorialidade rural na proposta por tal práxis. Foram utilizadas informações da EMATER, dos anos de 2008 a 2015, somando-as às evidências empíricas relatadas pelos técnicos deste órgão para a construção de dados que complementassem o caso estudado e norteassem a aplicação da metodologia. A pesquisa encontrou na Escolinha de Agroecologia um esforço geral para destacar a importância da educação popular para os agricultores de Nova Iguaçu, fortalecendo a identidade e a reprodução social da cultura rural, mesmo numa localidade de grande expressão urbana. No entendimento dos agricultores, quanto maior os esforços feitos para uma aproximação com o território, mais as desigualdades internas se tornam visíveis e passíveis de serem superadas.

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Publicado

2017-01-27

Edição

Seção

Artigos