O desenvolvimento de estratégias para uma empresa calçadista segundo a adoção das ações competitivas

Autores

  • Miguel Angelo Schmidt FACCAT
  • José Eduardo Zdanowicz UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.26767/227

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar quais são as principais ações competitivas que sustentam as operações de uma empresa calçadista pesquisada no Vale dos Sinos, visando conhecer as vantagens alcançadas frente aos concorrentes. O método proposto para a pesquisa é o estudo de caso único em uma empresa fabricante de calçados infantis. A revisão teórica compreende as ações competitivas, que são as responsáveis pela construção de estratégias dentro da empresa. Por meio de questionários e entrevistas, foram identificadas quais são as ações competitivas e sua importância à construção das estratégias da empresa pesquisada. Os resultados obtidos apresentam o direcionamento estratégico pretendido pela empresa.

Referências

ABICALÇADOS. Relatório setorial da indústria de calçados no Brasil. São Paulo, v. 2, n. 2, p. 1-116, abr. 2011.

______. Relatório setorial da indústria de calçados no Brasil. São Paulo, v. 3, n. 3, p. 1-124, maio 2012.

AKHTER, Sued H.; BARCELLOS, Paulo Fernando Pinto. Can Brazilian firms survive the chinese challenge?: effects of globalization on markets, strategies, and performance. European Business Review, Bradford, v. 23, n. 5, p. 502-523, 2011.

ANDERSÉN, Jim. A resourse basead taxonomyof manufacturing MSMEs. International. Journal of Entrepreneurial Behaviour & Research. Bradford, v. 18, n. 1, p. 98-122, 2012.

ANTUNES JÚNIOR, José Antonio Valle; KLIPPEL, Marcelo. Estratégia de produção: conceituação, critérios competitivos e categorias de decisão. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia - SEGeT, 3, 2006, Resende. Anais. Rio de Janeiro: Associação Educacional Dom Bosco, 2006. Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/artigos06/687_Seget%202006%20%20Estrategia%20Producao%20Final.pdf>. Acesso em: 7 ago. 2013.

HAYES, Robert et al. Produção, estratégia e tecnologia: em busca da vantagem competitiva. Porto Alegre: Bookman, 2008.

LOPES, Herton Castiglioni; MARION FILHO, Pascoal José. Estratégia e competitividade industrial: uma análise das dificuldades do setor calçadista do Vale dos Sinos (RS) a partir de suas estratégias. In: Simpósio de Engenharia de Produção - SIMPEP, 13, Bauru, 2006. Anais. Bauru, SP: UNESP, 2006. Disponível em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/337.pdf>. Acesso em: 4 ago. 2013.

MARTIN-PEÑA, María Luz; DÍAZ-GARRIDO, Eloiza. Typologies and taxonomies of operations strategy: a literature review. Management Research News. Bradford, v. 31,

n. 3, p. 200-218, 2008.

MILLER, Jeffrey G.; ROTH, Aleda V. A taxonomy of manufacturing strategies. Management Science. Providence, v. 40, n. 3, p. 285-304, mar. 1994.

PAIVA, Ely Laureano et al. Estratégia de produção e de operações: conceitos, melhores práticas, visão de futuro. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

PEREIRA, Giancarlo Medeiros; SELLITTO, Miguel Afonso; BORCHARDT, Miriam. Alterações nos fatores de produção da indústria calçadista exportadora devido à entrada de competidores asiáticos. Produção. São Paulo, v. 20, n. 2, p. 149-159, abr./jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prod/v20n2/aop_200701006.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2013.

PHUSAVAT, Kongkiti; KANCHANA, Rapee. Future competitiveness: viewpoints from manufacturers and service providers. Industrial Management & Data Systems.

Bradford, v. 108, n. 2, p. 191-207, 2008.

PORTER, Michael E. The five competitive forces that shape strategy. Harvard Business Review. Boston, v. 86, n. 1, p. 78-93, jan. 2008.

______. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

PRAJOGO, Daniel I.; McDERMOTT, Peggy. Examining competitive priorities and competitive advantage in service organisations using Importance-Performance Analysis

matrix. Managing Service Quality. Bradford, v. 21, n. 5, p. 465-483, 2011.

WARD, Peter T.; DURAY, Rebecca. Manufacturing strategy in context: environment, competitive strategy and manufacturing strategy. Journal of Operations Management. Amsterdam, v. 18, n. 2, p. 123-138, 2000.

ZDANOWICZ, José Eduardo. Criando valor através do orçamento. Porto Alegre: Nova Multimídia, 2003.

Downloads

Edição

Seção

Artigos