Empresariamento urbano e city marketing: reflexões a partir da cidade de Belo Horizonte

Autores

  • Luciano dos Santos Diniz
  • Ana Carolina Pioto Magalhães
  • Paulo Fernandes Sanches Junior

DOI:

https://doi.org/10.26767/1891

Resumo

A globalização da economia e a inserção das cidades na competitiva rede da economia internacional tornam a disputa por investimentos financeiros, criação de empregos, atração de turistas e moradores solventes cada vez mais acirrada. A partir da implementação de técnicas de gestão do denominado “empresariamento urbano”, as cidades, na condição de mercadorias, são adequadas à ordem econômica mundial, mediante a afirmação de sua competitividade e respectivas vantagens locacionais. O plano de gestão estratégica e o city marketing surgem como importantes instrumentos do planejamento urbano atual, destinados a fomentar, respectivamente, o crescimento econômico e a “venda” da cidade no cenário internacional, mediante a promoção de uma imagem de cidade que projete os seus principais “produtos” no exterior. Diante deste cenário, este artigo busca analisar as práticas de city marketing adotadas pela gestão municipal de Belo Horizonte para a promoção da cidade no mercado interurbano. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa na pesquisa, de natureza descritiva, recorrendo às pesquisas bibliográfica, documental e de levantamento para a coleta de dados. A pesquisa concluiu que Belo Horizonte está completamente inserida na lógica do “empresariamento urbano”, o que leva a gestão urbana a assumir objetivos que visam não somente o bem-estar da população, mas também as demandas dos detentores de capitais e possíveis investidores da cidade. Diante desta lógica, o poder público utiliza, fundamentalmente, as seguintes ferramentas do city marketing em Belo Horizonte: infraestrutura, branding, promoção de eventos e participação popular.

Referências

ABRANTES, P. O modelo Barcelona: um exame crítico. Finisterra, Lisboa, 90, 211-213, 2010.

ALMEIDA, C. C. O marketing das cidades. Gestão e desenvolvimento, Viseu, n. 12, p.9-45,2004.

ALMEIDA, G. G. F.; ENGEL, V. A cidade-mercadoria e o marketing urbano na (re)construção da imagem dos espaços públicos: o caso da marca da cidade do Rio de Janeiro. Rev. Bras. Estud. Urbanos Reg., Recife, v. 19, n. 1, p. 89-105, jan./abr. 2017.

ARAÚJO, F. F. Empresariamento Urbano: concepção, estratégias e críticas. Conferência do Desenvolvimento, 2011. Anais do I circuito de debates acadêmicos.

BELOTUR. Planejamento Estratégico 2017-2021: Belo Horizonte-Destino Turístico Inteligente. 2017.

BRESSER-PEREIRA, L. C.; CUNILL-GRAU, N. Entre o Estado e o mercado: o público não-estatal. In: BRESSER-PEREIRA, L. C.; CUNILL-GRAU, N. (Orgs.). O público não-estatal na reforma do Estado. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas/CLAD, 1999, p. 15-48.

CARVALHO, M. Cidade Global: anotações críticas sobre um conceito. São Paulo Perspec., São Paulo, v. 14, n. 4, p. 70-82, out. 2000.

CASTELLS, M.; BORJA, J. As cidades como atores políticos. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 45, jul. 1996, p. 152-166.

CHESNAIS, F. Mundialização: o capital financeiro no comando. Revista Outubro, n. 5, 2001, p. 7-28.

COMPANS, R. O paradigma das global cities nas estratégias de desenvolvimento local. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, Campinas, n. 1, p. 91-114, mai, 1999.

DALLABRIDA, V. R.; TOMPOROSKI, A. A.; SAKR, M. R. Do marketing territorial ao branding de território: concepções teóricas, análises e prospectivas para o Planalto Norte Catarinense. Interações (Campo Grande), Campo Grande, n. 4, v. 17, p. 671-685, dez. 2016.

DANTAS, N. G. S.; MELO, R. S. O método de análise SWOT como ferramenta para promover o diagnóstico turístico de um local: o caso do município de Itabaiana. Caderno virtual de turismo, vol. 8, n. 1, p. 118 – 130, 2008.

DELGADILLO, V. Urbanismo a la carta: teorías, políticas, programas y otras recetas urbanas para ciudades latinoamericanas. Cad. Metrop., São Paulo, v. 16, n. 31, p. 89-111, jun,2014.

FERREIRA, A. F. Gestão Estratégica de Cidades e Regiões. 1. ed., Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.

FIX, M. A. A fórmula mágica da parceria público-privada: Operações Urbanas em São Paulo. Urbanismo: dossiê São Paulo. Rio de Janeiro. p. 185-198, 2004.

GOTTDIENER, M.; FEAGIN, J. R.. Uma mudança de paradigma na sociologia urbana. Tradução Hélio Alan Saltorelli. Espaço & Debates, São Paulo, ano IX, n. 28, p. 44-58, 1989.

HARVEY, D. Do gerenciamento ao empresariamento: a transformação da administração urbana no capitalismo tardio. Revista de Estudos Regionais e Urbanos, São Paulo, n. 39, p.48-64, 1996.

HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. Tradução Carlos Szlak. São Paulo: Annablume, 2005.

HARVEY, D. Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 21. ed., São Paulo: Loyola, 2011.

KAVARATZIS, M. Place branding: a review of trends and conceptual model. The Marketing Review, v. 5, 2005, p. 329-342. Recuperado a partir de: <http://sv407.oddgeirtveiten.com/wp-content/uploads/2015/12/Kavaratzis-Plaxce-Branding.pdf>.

KOTLER, P.; HAIDER, D. H.; REIN, I. Marketing Places: attracting investment, industry, and tourism to cities, states, and nations. Free Press, New York, 1993.

KOTLER, P.; GERTNER, D. Country as Brand, Product, and Beyond: A Place Marketing and Brand Management Perspective. The Journal of Brand Management, v. 9, p. 249-261, Apr. 2002. Recuperado a partir de: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1680885/mod_resource/content/1/Artigos/Country_as_brand.pdf>.

LEFEBVRE, H. A produção do espaço. Tradução Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins. Primeira versão: início - fev. 2006

MACEDO, B. M. Considerações sobre o planejamento estratégico de Belo Horizonte e a internacionalização da cidade. Fronteira: Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais. v. 11, n. 22, 2012.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Índice de Competitividade do Turismo Nacional. 2015.

OCKE, M. A. M.; IKEDA, A. A. Marketing de lugar: estado da arte e perspectivas futuras. Rev. Adm. (São Paulo), São Paulo, v. 49, n. 4, p. 671-683, Dez. 2014.

PAES-LUCHIARI, M. T. D. Patrimônio cultural: uso público e privatização do espaço urbano. Revista Geografia, Rio Claro, v. 31, n.1, p. 44-66, 2006.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE. Plano Estratégico BH 2030: A cidade que queremos. 2ª versão. 2009.

RAINISTO, S. K.. Success factors of place marketing: a study of place marketing practice in northern Europe and the United States. 2003. 271 f. Dissertação (Doctor of Science in Technology) - Helsinki University of Technology, Helsinki, 2003. Recuperado a partir de: <http://bestplaceinstytut.org/www/wp-content/uploads/2010/10/dissertationRainisto.pdf>.

SÁNCHEZ, F. Políticas urbanas em renovação: uma leitura crítica dos modelos emergentes. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, n. 1, mai. p. 115- 132, 1999.

SANTOS, C. R. S. Dos Negócios na Cidade à Cidade como Negócio: uma nova sorte de acumulação primitiva do espaço. Cidades, v. 03, n. 05, p. 101-122, jan./jun. de 2006.

SASSEN, S. As cidades na economia mundial. Tradução Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Studio Nobel, 1998.

SILVA, E. R. O Planejamento Estratégico sem plano: uma análise do empreendedorismo urbano no Brasil. Revista de Geografia e Ordenamento do Território, n. 2, Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território. p. 279-306, Dez. 2012.

SILVA, E. C. Marketing Público: Uma plataforma de “trocas” no setor público. Revista Eletrônica de Administração, v. 14, n.1, jan./jun. 2015. Recuperado a partir de: <http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/rea/article/view/748/809>.

THEODORE, N.; PECK, J.; BRENNER, N. Urbanismo neoliberal: la ciudad y el imperio de los mercados. Temas Sociales, Vol. 66. Santiago de Chile: Ediciones SUR, marzo, 2009. Recuperado a partir de: <http://www.sitiosur.cl/r.php?id=898>.

URBAN SYSTEMS. Ranking Connected Smart Cities 2019. Recuperado a partir de: <http://sators.rds.land/csc19_resultado_ranking>.

VAINER, C. B. Pátria, Empresa e Mercadoria: notas sobre a estratégia discursiva do planejamento estratégico urbano. In: ARANTES, O. B. F.; VAINER, C. B.; MARICATO, E. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. 3. ed, Petrópolis: Vozes, p. 75-103, 2002.

WARD, S. V. Selling places: the marketing and promotion of towns and cities 1850-2000. London: Spon Press, 2004.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Artigos