Tecnologias e permanência de jovens na agricultura: uma análise dos agricultores familiares do Programa Nacional Alimentação Escolar (PNAE)

Autores

  • Lídia Cruzetta Monteiro
  • Claudio Alcides Jacoski
  • Odilon Luiz Poli

DOI:

https://doi.org/10.26767/1745

Resumo

Este artigo visa acompanhar a questão do problema das tecnologias inovadoras que foram implantadas nas propriedades dos agricultores familiares, bem como, no modo de escoamento da produção, após a inserção ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), usando como local de estudo a cidade de São Lourenço do Oeste em Santa Catarina. Na pesquisa fez-se uma análise do resultado da implantação das tecnologias para o atendimento ao PNAE como incentivo à permanência do jovem no campo. Buscou-se entender quais as contribuições das inovações nas propriedades para o fortalecimento e a continuidade da agricultura familiar, bem como, para o desenvolvimento sustentável. A metodologia utilizada caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa e um estudo de campo com entrevistas semiestruturadas, com os agricultores familiares cadastrados no PNAE de São Lourenço do Oeste-SC no ano de 2018. Os resultados identificam quais as inovações implantadas para atendimento do PNAE, bem como, quais as contribuições destas para a continuidade e fortalecimento da agricultura familiar e para o desenvolvimento sustentável.

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2020-07-16

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Artigos