Pesquisas científicas envolvendo a ferramenta GeoGebra: estudos promovidos nos cursos de Graduação e Pós-Graduação de Matemática/Faccat
DOI:
https://doi.org/10.26767/6Resumen
As mídias, cada vez mais, fazem parte da rotina de uma sociedade. Os recursos contidos nas tecnologias podem auxiliar os indivíduos a compreender e a perceber o meio em que estão inseridos. Logo, a tecnologia informática é um importante recurso didático para utilização nas escolas. Essa investigação tem por objetivo apresentar as pesquisas científicas utilizadas como meios de aprendizagem dos graduandos e pós-graduandos das Faculdades Integradas de Taquara - Faccat, que ocorreram no ano de 2012, bem como a sua importância no meio educacional atual. A pesquisa classifica-se como qualitativa devido à descrição dos resultados obtidos.Citas
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
GERFT, Cristine; PEREIRA, Debora; ROSA; Maria Regina da. GeoGebra: um novo recurso tecnológico. In: II Salão de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e X Mostra da Iniciação Cientifica. Anais. Taquara: Faccat, 2012.
GEOGEBRA. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2012.
HENDRES, C. A.; KAIBER, C. T. A utilização da informática como recurso didático nas aulas de Matemática. Acta Scientiae Revista de Ciências Naturais, Canoas, v. 7, n. 1, jan./jul. 2005.
LUDKE, M; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MIRAS, M. Um Punto de Partida para el Aprendizaje de nuevos contenidos: los conocimentos Prévios. In: COE, C. et al. Constructivismo em el aula, Barcelona: Grao, 2001. p. 47-63.
POZO, J. I et al. Processos cognitivos en la Comprensión de la Ciencia: las ideas de los adolescentes sobre la química. Madrid: Ministerio de Educación y Ciencia, CIDE-MEC, 1991.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi (Org.) Tecnologias Digitais Acessíveis. Porto Alegre: JSM Comunicação, 2010.
SILVA, Gioconda; BISCHOFF, Tamara. As novas tecnologias e o ensino de Matemática. In: II Salão de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e X Mostra da Iniciação Cientifica. Anais. Taquara: Faccat, 2012.
TAUBE, Clarice; SILVA, Leide Laura. GeoGebra: uma ferramenta que vai ao encontro do ensino de Matemática. In: II Salão de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e X Mostra da Iniciação Cientifica. Anais. Taquara: Faccat, 2012.
VALENTE, J. A. Por que o Computador na Educação. In: VALENTE, J. A. (Org.). Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Campinas: Unicampi, 1993. p. 24-44.
______. O Uso Inteligente do Computador na Educação. Pátio, Porto Alegre: Artes Médicas Sul, ano 1, n. 1, p. 19-21, 2002.
VICHESSI, Beatriz. Sete respostas sobre o software GeoGebra. Nova Escola, São Paulo, n. 244, 2011, p. 61- 63.
ZIMMER, Fabio; BELMONTE, Rita. O Aplicativo GeoGebra no Estudo de Conceitos Matemáticos. In: II Salão de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e X Mostra da Iniciação Cientifica. Anais. Taquara: Faccat, 2012.