As potencialidades endógenas do desenvolvimento regional: estudo de caso do município de São Gabriel/RS

Autores/as

  • Osmar Manoel Nunes
  • Erica Karnopp
  • Cindy Conceição da Rosa Rosa

DOI:

https://doi.org/10.26767/377

Resumen

Este artigo analisa as potencialidades de desenvolvimento endógeno de São Gabriel, município localizado na Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul, com mais de cinquenta mil habitantes e com base econômica no setor primário, na pecuária e na orizicultura. O problema de pesquisa investiga quais são as potencialidades endógenas de desenvolvimento de São Gabriel/RS. Metodologicamente, utilizou-se como método de abordagem o dedutivo, e como técnica de coleta de dados primários entrevistas semiestruturadas, contendo questões abertas e fechadas, aplicadas a dezessete atores sociais, sendo complementadas com a análise da especialização produtiva, através do cálculo dos Quocientes Locacionais (QLs) para atividades rurais e urbanas. Conclui-se que, nesta estrutura específica, diversificada e heterogênea, os atores sociais devem se posicionar estrategicamente em atividades associadas aos produtos agropecuários, que geram demandas derivadas, aproveitando conjuntamente as oportunidades e potencialidades locais e regionais, fundamentais para fortalecer setores específicos, que constituem forças potenciais endógenas latentes, capazes de gerar autonomia ao desenvolvimento de São Gabriel.

Citas

ANDRADE, M. M de. Introdução a metodologia do trabalho cientifico: elaboração de trabalhos na graduação. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

BOISIER, S. Teorías y metáforas sobre el desarrollo territorial. Santiago de Chile: Publicação das Nações Unidas, 1999.

BUARQUE, S. C. Construindo o desenvolvimento local sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

FEE. Fundação de Economia e Estatística. Disponível em: . Acesso em:

mar. 2014.

MORAES, J. L. A de. Capital social e desenvolvimento regional. In: CORREA, S. M. de S. (Org.) Capital social e desenvolvimento regional. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2003.

PERES, W. A dimensão local das políticas de competitividade industrial. In: GUIMARÃES, N. A.; MARTIN, S. (Orgs.) Competitividade e desenvolvimento: atores e instituições locais. São Paulo: SENAC São Paulo, 2001.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GABRIEL. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2014.

SACHS, I. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. 3. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

VÁZQUEZ BARQUERO, A. Desarrollo, redes e innovación: lecciones sobre desarrollo endógeno. Madrid: Pirámide, 1999.

______. Desenvolvimento endógeno em tempos de globalização. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística, 2001.

Publicado

2016-08-22

Número

Sección

Artigos