Calamidade financeira? Análise das contas públicas do município de Mariana/MG, antes e depois do rompimento da barragem de Fundão (2009-2019).
Resumen
Este trabalho tem por objetivo estudar os impactos econômicos do rompimento da Barragem de Fundão, no município de Mariana/MG, ocorrido em novembro de 2015. A análise se concentra, em particular, na discussão dos impactos do choque econômico ocasionado pelo rompimento da Barragem de Fundão, no nível de atividade econômica para o período de 2015-2019, sobre os resultados agregados das finanças públicas do município de Mariana. A metodologia proposta para viabilizar o estudo envolveu a comparação da dinâmica econômica da evolução dos principais agregados de receitas e despesas orçamentária do município no período que antecede o rompimento da barragem, 2009-2015 e no período posterior 2015-2019. Sugerimos que, apesar dos impactos econômicos, o volume de arrecadação municipal permaneceu alto ao longo da série analisada.
Citas
ALMEIDA, Carla Maria C. Minas Gerais de 1750 a 1850: bases da economia e tentativa de periodização. LPH - Revista de História, Mariana: ICHS/UFOP, n. 5, 1995.
CHAVES, Cláudia Maria das Graças; MAGALHÃES, Sônia Maria; PIRES, Maria do Carmo (Org.). Casa de vereança de Mariana: 300 anos de história da Câmara Municipal. Ouro Preto. Ed. UFOP, 2008
ENRÍQUEZ, Maria Amélia Rodrigues da Silva. Maldição ou dádiva? os dilemas do desenvolvimento sustentável a partir de uma base mineira. 2007. 449 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
FONSECA, C. D. O espaço urbano de Mariana: sua formação e suas representações. UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Termo de Mariana: história e documentação. Ouro Preto: Ed. da Ufop, p. 27–66, 1998.
GONÇALVES, Andréa Lisly. Algumas perspectivas da Historiografia sobre Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX. In: Termo de Mariana: História e documentação. Mariana: Imprensa Universitária da UFOP, 1998.
IBAMA. Rompimento da barragem de fundão: Documentos relacionados ao desastre da Samarco em Mariana/MG. 2016.
MENDES, M.; MIRANDA, R.; COSIO, F. Transferências intergovernamentais no Brasil: diagnóstico e proposta de reforma. Texto para discussão 40, Consultoria Legislativa do Senado Federal, Brasília 2008.
MILANEZ, B et al. Antes fosse mais leve a carga: avaliação dos aspectos econômicos, políticos e sociais do desastre da Samarco/Vale/BHP em Mariana (MG). Relatório Final PoEMAS, Mimeo. 2015. Disponível em https://www.ufjf.br/poemas/files/2014/07/PoEMAS-2015-Antes-fosse-mais-leve-a-carga-vers%C3%A3o-final.pdf. Acesso em janeiro de 2021.
MILANEZ, Bruno & LOSEKANN, Cristiana. Desastre no Vale do Rio Doce: antecedentes, impactos e ações sobre a destruição. Rio de Janeiro: Folio Digital: Letra e Imagem, 2016.
MINAS GERAIS, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Acórdão, n° 958267, Auditoria Operacional. 2021. Disponível em: https://www.tce.mg.gov.br/pesquisa_processo.asp. Acesso em setembro de 2021.
SAMARCO MINERAÇÃO S.A. Estudo de impacto ambiental. Belo Horizonte, MG, 2017.
SILVA, Jordana Ferreira da. Da Especialização Produtiva ao rompimento da Barragem de Fundão: uma análise da Resiliência Econômica para o município de Mariana/MG. Dissertação de Mestrado, PPEA-UFOP, 2018.
WANDERLEY, L. J.; MANSUR, M. S.; PINTO, R. G. Avaliação dos antecedentes econômicos, sociais e institucionais do rompimento da barragem de rejeito da Samarco/Vale/BhP em Mariana (MG). In B. Milanez & C. Losekann (Eds.), Desastre no Vale do Rio Doce: antecedentes, impactos e ações sobre a destruição (pp. 39-87). Rio de Janeiro: Folio Digital; Letra e Imagem, 2016.