Educação, cooperação e integração transfronteiriça no âmbito do Mercosul e da Rede CIDIR

Autores/as

  • Airton Rodrigues da Silva UNIJUI
  • Mário José Puhl Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA).
  • Edemar Rotta Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
  • Nelson José Thesing Unijuí.

Resumen

O trabalho aborda a dinâmica da educação, em nível de pós-graduação, no contexto da integração e cooperação interinstitucional, nos territórios transfronteiriços dos países do Mercosul e das Instituições de Ensino Superior integrantes da Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e Integração Regional. Objetiva-se identificar e elencar, as proposições presentes nos Acordos e Tratados vigentes com vistas à cooperação e a integração nas zonas de fronteira, no nível educacional da pós-graduação. O percurso metodológico centra-se na revisão de literatura e documental, de natureza básica, seguindo-se o método de abordagem dialético, nos métodos de procedimento histórico, bibliográfico e documental, com tratamento qualitativo dos dados, com fins explicativos. A referência teórica situa as fronteiras pela perspectiva da geografia cultural e das zonas de fronteira. Entende-se a fronteira como um fenômeno cultural e social e que esta pode ser compreendida considerando as particularidades e as singularidades das zonas de fronteira, sem focar o aspecto do limite e da soberania nacional, pois considera as relações destas áreas com o poder central do Estado e sua soberania. No contexto da zona de fronteira do Mercosul, estão em curso dois movimentos de processo de integração e de cooperação interinstitucional na área da educação em nível de pós-graduação. Um no âmbito dos Acordos e Tratados do Mercosul e o outro sob a coordenação da Red CIDIR. Este último, busca efetivar o desenvolvimento educacional, científico, cultural e econômico pela pesquisa, ensino, extensão universitária e a docência.

 

Biografía del autor/a

Nelson José Thesing, Unijuí.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí.

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Publicado

2025-01-15

Número

Sección

Artigos