Avaliação da qualidade dos serviços prestados no turismo gastronômico de Nova Veneza/SC
Resumen
O turismo é um setor dinâmico e essencial à geração de renda aos moradores locais, aos empreendimentos e ao poder público. Compreender o que leva turistas a procurar e retornar a determinados locais, é fator determinante para a fidelidade e manutenção do crescimento com qualidade. As ações de prestação de serviços precisam ser estruturadas de maneira a atender de forma satisfatória os turistas. O objetivo é verificar o atendimento às dimensões da qualidade dos serviços prestados no turismo gastronômico no município de Nova Veneza, localizado no sul de Santa Catarina, à luz dos conceitos e estudos realizados por Vasconcelos. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo, onde foi aplicado questionário nos estabelecimentos e o método survey para analisar e mensurar a relação entre variáveis. A análise das dimensões gestão da qualidade, gestão de pessoas, gestão da experiência em serviços, destino turístico, ética e responsabilidade social e orientação para o mercado, à luz dos estudos de Vasconcelos, serviram de sustentação para a análise geral das práticas gerenciais de empresários locais. O estudo resultou em propostas de ações de melhorias para cada dimensão. Os resultados evidenciam que a prestação de serviços é ponto a ser estudado para melhor atendimento daqueles que procuram esta oferta.
Citas
BAŞARAN, Burhan. Perceptions, Attitudes and Behaviours of Consumers Towards Traditional Foods and Gastronomy Tourism: The Case of Rize. Journal of Tourism and Gastronomy Studies, [s. l.], v. 8, n. 3, p. 1752–1769, 2020. Disponível em: http://www.jotags.org/2020/vol8_issue3_article9.pdf.
BERTAN, Serkan. Restaurant rankings factors in gastronomy tourism. Tourism, [s. l.], v. 68, n. 1, p. 34–42, 2020. Disponível em: https://hrcak.srce.hr/236227.
BRASIL. Cadastur - como fazer turismo legal. [S. l.: s. n.], [s. d.]. Disponível em: https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/capa/entrar%23capaInicio.
CERETTA, Caroline Ciliane et al. Perspectivas territoriais de desenvolvimento a partir do Turismo Rural: o caso do território Quarta Colônia/RS, Brasil. Redes, [s. l.], v. 25, p. 2343–2360, 2020. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/14544.
CERQUEIRA, Isabel Janeiro Marques. Turismo Consciente: a sua dimensão nas Aldeias Históricas de Portugal. 2020. - Politécnico do Porto, [s. l.], 2020. Disponível em: https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/16702/1/DM_IsabelCerqueira_2020.pdf. Acesso em: 4 abr. 2022.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de PesquisaGil, A. C. (2008). Como Elaborar Projetos de Pesquisa (E. A. S.A. (org.); 4a). Atlas. 4aed. São Paulo: Atlas, 2008.
IBGE. História NOVA VENEZA - SC. [S. l.], 2019. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/nova-veneza/historico. Acesso em: 25 abr. 2021.
IRVING, Marta De Azevedo; COELHO, André Meyer; ARRUDA, Thaiane Oliveira. Turismos, sustentabilidades e pandemias: incertezas e caminhos possíveis para planejamento turístico no horizonte da Agenda 2030. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, [s. l.], v. 14, n. 4, p. 73–105, 2020. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/raoit/article/view/6661.
LIESA, Carlos R. FERNÁNDEZ; BARRADO, CASTOR M. DÍAZ. ODS 8. 5 EL TRABA JO DECENTE Y LAS APORTACIONES DE LA COMUNIDAD INTERNACIONAL. Institutoed. Madrid: Universidad Carlos III de Madrid, 2020. E-book. Disponível em: https://e-archivo.uc3m.es/bitstream/handle/10016/30340/monografias_12_IFV_2020.pdf?sequence=1. Acesso em: 21 out. 2022.
MANFIO, Vanessa. Quarta Colônia - RS: os diálogos entre cultura, gastronomia e turismo. Ágora, [s. l.], v. 23, n. 1, p. 85–98, 2021. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/agora/article/view/15909.
MASTELLA, André Fabiano; FARIAS, Jean Lucas De. Espacialização dos atrativos turísticos do portal de turismo de Nova Veneza, Santa Catarina: Um ensaio. Tecnologia e Ambiente, [s. l.], v. 26, p. 18, 2020. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/tecnoambiente/article/view/6312.
NETO, Alcyr Alves Viana; PEREIRA, Rafael Bruno. Expedição virtual gastronômica: Possibilidades neste período de pandemia. Ágora, [s. l.], v. 23, n. 1, p. 171–187, 2021. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/agora/article/view/15959.
ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. [S. l.], 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/ods7/. Acesso em: 5 jul. 2020.
PAIXÃO, Wilma; CORDEIRO, Itamar; KÖRÖSSY, Nathália. Efeitos da pandemia do COVID-19 sobre o turismo em Fernando de Noronha ao longo do primeiro semestre de 2020. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, [s. l.], v. 15, n. 1, p. 2128, 2021. Disponível em: https://www.rbtur.org.br/rbtur/article/view/2128.
PALADINI, Edson Pacheco; BRIDI, Eduardo. Gestão e Avaliação da Qualidade em Serviços para Organizações Competitivas. São Paulo: Atlas, 2013.
SANTOS, Rodrigo José dos; HEREDIA, Vania Beatriz Merlotti. Turismo em Nova Petrópolis: perspectivas de desenvolvimento do turismo cultural. COLÓQUIO - Revista do Desenvolvimento Regional, [s. l.], v. 18, n. 1, p. 95–111, 2020. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/coloquio/article/view/1893.
SBISSA, Amanda Paterno et al. Relacionamento entre capacidade absortiva e orientação empreendedora: um estudo nos hotéis de Florianópolis (SC). Turismo, Visão e Ação, [s. l.], v. 20, n. 2, p. 311, 2018. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rtva/article/view/13165.
SCARABELOT, Maristela. As cadeias agroalimentares curtas e desenvolvimento local - Um estudo de caso no município de Nova Veneza/SC. Revista Faz Ciência, [s. l.], v. 14, n. 19, p. 101, 2012.
VANDERLEI, Dayana M. S. et al. O Turismo Rural nas Perspectivas de Desenvolvimento dos Assentamentos de Araraquara. In: , 2020, São Cristóvão, Sergipe. XI Congresso Brasileiro de Agroecologia. São Cristóvão, Sergipe: Cadernos de Agroecologia, 2020. Disponível em: https://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/5470/3235. Acesso em: 10 fev. 2022.
VASCONCELOS, Alexandre Meira de. Dimensões, componentes e itens de avaliação da gestão da qualidade em serviços turísticos. 2014. [s. l.], 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132603. Acesso em: 20 out. 2022.