Memória organizacional e o processo de gestão do conhecimento da Cooperativa de Trabalho de Catadores Unidos pela Natureza
DOI:
https://doi.org/10.26767/1899Resumen
O estudo aborda sobre a importância de se ter um resgate da memória organizacional no contexto da Cooperativa de Trabalho de Catadores Unidos Pela Natureza (COOPERCAUN) junto aos sócios cooperados e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), onde por meio das ações e registros busca-se compreender a atuação da UFFS e seu impacto direto na vida e transformação social dos sócios cooperados da COOPERCAUN, através do uso da Memória Organizacional deste empreendimento de economia solidária. Sendo assim, por meio de uma pesquisa qualitativa e do uso da análise documental, propõe destacar os pontos chaves da Cooperativa junto à comunidade, bem como elementos importantes da sua formalização e continuidade. Para isso, serão realizados registros através de filmagens, fotografias e entrevistas. Tais registros têm como meta a construção e materialização de acontecimentos e marcos históricos importantes ao longo da formação e trajetória da Cooperativa, resultando em um acervo que permitirá um melhor entendimento sobre o fenômeno, a transformação da vida desses cooperados e a atuação da extensão universitária.Citas
BATISTA, Fábio Ferreira. Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira: Como implementar a Gestão do Conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Rio de Janeiro: Ipea, 2012. 134 p. Disponível em: <http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/modelo_de_gestao_do_conhecimento_para_a_administracao_publica_brasileira._livro.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2019.
BOTELHO, Louise de Lira Roedel; THIELE, Jéssica. Reflexões sobre o papel das universidades empreendedoras e os desafios do estabelecimento de incubadoras tecnossociais: Universidades Empreendedoras e a Tríplice Hélice. In: NOGUEIRA, Sandra Vidal et al (Org.). Educação popular, democracia e direitos humanos: ensaios para uma pedagogia universitária interdisciplinar e transversal. Ijuí: Unijuí, 2015. p. 131-133.
BOTELHO, Louise de Lira Roedel; KAPELINSKI, Fabiano; KARNIKOWSKI, Eduardo Alex. Memória Organizacional da Cooperativa de Trabalho de Catadores Unidos pela Natureza. 37° Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2019. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-PT&as_sdt=0%2C5&q=MEM%C3%93RIA+ORGANIZACIONAL+DA+COOPERATIVA+DE+TRABALHO+DECATADORES+UNIDOS+PELA+NATUREZA&btnG. Acesso em: 25 out. 2019.
CHAIS, Cassiane et al. Atuação dos núcleos de inovação tecnológica na promoção do desenvolvimento regional a partir da abordagem da tríplice hélice. Gestão Universitária na América Latina (GUAL), Santa Catarina, Brasil, v. 6, n. 4, p. 171-189, nov./2013. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=319329765011>. Acesso em: 30 jul. 2019.
DE SÁ FREIRE, Patrícia et al. Memória organizacional e seu papel na gestão do conhecimento. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 14, n. 33, ago. 2012. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/25324>. Acesso em: 15 de jul. 2019.
DIAS, Ana Maria Iorio. Pesquisa na graduação e na práxis docente: educação para emancipação humana. In: BEZERRA, T. S. A. M.; CAVALCANTE, L. M.; FRANCO, R. K. G.;
SAMPAIO, L. M. P. A pesquisa na graduação: emancipação humana, práxis docente, trabalho e educação. Campina Grande: Realize Editora, 2012.
ETZKOWITZ, Henry; ZHOU, Chunyan. Hélice tríplice: inovação e empreendedorismo universidade-indústria-governo. Estudos Avançados, São Paulo, v. 31, n. 90, p. 23-48, maio/ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142017000200023. Acesso em: 17 jul. 2019.
ETZKOWITZ, Henry. Innovation in Innovation: The Triple Helix of University-Industry-Government Relations. Social Science Information, Paris, v. 42, n. 3, p. 293-337, 2003.
ETZKOWITZ, Henry; LEYDESDORFF, Loet. A dinâmica de inovação: de sistemas Nacionais e “Modo 2” a hélice tripla de relações-indústria-governo da universidade. Policy Research, v. 29, n. 2, p. 109-123, 2000.
ETZKOWITZ, Henry. Hélice Tríplice: Universidade-Indústria-Governo-Inovação em Movimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.
GAMEZ, Fremiot. La dimensión social: un proceso sinérgico en la interacción universidad-comunidad a través de la función de extensión. Investigación y Postgrado, Caracas, v. 30, n. 1, p. 103-123, abr. 2015. Disponível em: <http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1316-00872015000100006&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 14 jul. 2020.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. 1. ed. Porto Alegre: UFERGS-Editora, 2009. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=dRuzRyEIzmkC&printsec=frontcover&dq=M%C3%A9todos+de+pesquisa&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwisneKStt3MAhVFh5AKHcQmD80Q6AEIHDAA#v=onepage&q=M%C3%A9todos%20de%20pesquisa&f=false>. Acesso em: 06 mai. 2019.
GOMES, Myller Augusto Santos; PEREIRA, Fernando Eduardo Canziani. Hélice tríplice: um ensaio teórico sobre a relação universidade-empresa-governo em busca da inovação. International Journal of Knowledge Engineering and Management, Florianópolis, Brasil, v. 4, n. 8, p. 136-155, jun./2015. Disponível em: <http://stat.ijkem.incubadora.ufsc.br/index.php/IJKEM/article/view/3309>. Acesso em: 31 jul. 2019.
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010: Características da população e dos domicílios: resultados do universo. Rio de Janeiro: IBGE; 2012.
LASPISA, David Frederick. Influência do conhecimento individual na memória organizacional: um estudo em call centers. 2007. 121 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90669?show=full>. Acesso em: 27 jun. 2019.
LEBLANC, Adeline; ABEL, Marie-Hélène. Using organizational memory and forum in an organizational learning context. 2007. Disponível em: http://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?tp=&arnumber=4444234. Acesso em: 27 jun. 2019.
NETO, Rivadavia Correa Drummond De Alvarenga. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2008. 328 p. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=DyprDwAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 06 mai. 2019.
NILAKANTA, Sree; MILLER, L. L.; ZHU, Dan. Organizational memory management: technological and research issues. Journal of Database Management, Pennsylvania, v. 17, n. 1, p. 85-94, jan./mar. 2006. Disponível em:<https://www.researchgate.net/publication/220373721_Organizational_Memory_Management_Technological_and_Research_Issues >. Acesso em: 17 jul. 2019.
NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel. O Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras: um ator social em construção. Interfaces – Revista de Extensão, v. 1, n. 1, p. 35-47, 2013.
NUNES, Enedina Betânia Leite de Lucena Pires; PEREIRA, Isabel Cristina Auler; PINHO, Maria José de. A responsabilidade social universitária e a avaliação institucional: reflexões iniciais. Avaliação. Campinas; Sorocaba, São Paulo. v. 22, n. 1. p. 165-177, 2017.
MELO NETO, José Francisco. Extensão universitária: bases ontológicas. MELO NETO, J. F. (Org.). Extensão universitária: diálogos populares. 1. ed. João Pessoa: Editora da Universidade Federal da Paraíba, 2002.
PEREIRA, Claudio de Souza. Memória Organizacional: conceito e práticas em construção. Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro, v. 37, p. 01-15, set. 2013. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=1&cod_edicao_subsecao=966&cod_evento_edicao=68&cod_edicao_trabalho=15641>. Acesso em: 30 de jul. 2019.
SASIETA, Héctor Andrés Melgar; BEPPLER, Fabiano Duarte; PACHECO, R. C. D. S. A memória organizacional no contexto da engenharia do conhecimento. DataGramaZero-Revista de Informação, v. 12, n. 3, 2011.
SERRANO, R. M. S. M. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Grupo de Pesquisa em Extensão Popular, v. 13, n. 8, 2013.
SOUZA, O. S. S. A extensão universitária e as universidades populares. Revista FACED, n.9, p.253-264, 2005.
SHIRADO, Yuri Luciana et al. Memória organizacional e sua contribuição no processo de gestão do conhecimento. Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento. Londrina, 2017. Disponível em: < http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/coaic2017/coaic2017/paper/view/505/340> Acesso em: 18 jul. 2019.