Projetos de Desenvolvimento: análise da Associação dos Produtores de Leite de Mato Queimado
DOI:
https://doi.org/10.26767/1308Resumen
O presente estudo tem como objetivo geral analisar o projeto de desenvolvimento da Associação dos Produtores de Leite do Município de Mato Queimado, na região das Missões, Noroeste do Rio Grande do Sul. Como objetivos intermediários, buscou-se apresentar uma caracterização do ambiente em que se desenvolve o referido projeto; efetuar uma análise-diagnóstico das suas propriedades; caracterizar os sistemas de produção agrícola dos envolvidos; analisar as mudanças técnicas ocorridas no seu desenvolvimento e projetar os resultados financeiros e econômicos para os agentes e para a coletividade. O método utilizado foi o da análise por etapas sucessivas, iniciada por uma análise mais ampla para terminar nas unidades produtivas dos associados. Os procedimentos técnicos utilizados foram os de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas com os agricultores, técnicos da Emater e Prefeitura Municipal, bem como observações do pesquisador. Os resultados indicam que o projeto foi concebido a partir da demanda dos próprios agentes, que se uniram em associação para resolver problemas específicos, mas com o permanente apoio das entidades de assistência técnica e extensão rural (Emater) e do governo da municipalidade, por meio de apoio estrutural de patrulha agrícola e subsídios financeiros, dentre outros. A análise demonstra uma efetiva melhoria das condições de produção, produtividade e de infraestrutura, fazendo com que a iniciativa propiciasse resultados positivos a todas as partes envolvidas, confirmando o que é preconizado por Dufumier (2010).Citas
BASSO, David. Apontamentos de Aula: disciplina de Análise de Situações de Desenvolvimento. Ijuí: Unijuí, 2016.
______. Fundamentos teóricos e procedimentos metodológicos para a análise de processos reais de desenvolvimento. In: Siedenber, Dieter R. (org.) Desenvolvimento sob múltiplos olhares. Ijuí: Unijuí, 2012.
BHASKAR, Roy. A realist Theory of Science. Disponível em: http://www.tandfebooks.com/action/showBook?doi=10.4324/9780203090732. Acesso em: 15 jul. 2016
DUFUMIER, Marc. Projetos de Desenvolvimento Agrícola: manual para especialistas. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2010.
CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.
CAVALCANTE, C. M. Filosofia da ciência e metodologia econômica: do positivismo lógico ao realismo crítico. Texto para Discussão UFF/Economia, TD 210, mar. 2007.
PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabelle. Entre o tempo e a eternidade. São Paulo: Cia. das Letras, 1992.
PRIGOGINE, Ilya. O fim da certeza. In: MENDES, Candido (org.); LARRETA, Enrique (ed.). Representação e complexidade Rio de Janeiro: Garamond, 2003.
RESENDE, Viviane de Melo. Análise de Discurso Crítica e Realismo Crítico. Campinas: Pontes Editores, 2009.
SAYER, Andrew. Características chave do realismo crítico na prática: um breve resumo. Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, p. 7-32, 2000.
SILVA NETO, B. Análise-Diagnóstico de Sistemas Agrários: uma interpretação baseada na Teoria da Complexidade e no Realismo Crítico. Desenvolvimento em questão, v. 5, n. 9, jan./jun. 2007, p. 33–58.
Trennepohl, Dilson. Avaliação das potencialidades econômicas para o desenvolvimento regional. Ijuí: Unijuí, 2011.
Trennepohl, Dilson. Projeto de Desenvolvimento. In: Siedenber, Dieter R. (org.) Desenvolvimento sob múltiplos olhares. Ijuí: Unijuí, 2012.
Wheatley, Margaret. Liderança e a nova ciência: descobrindo ordem num mundo caótico. São Paulo: Cultrix, 2014.