A gestão pedagógica da escola e as concepções de um programa do Instituto Ayrton Senna: de qual pedagógico estamos falando?

Autores

  • Maria Raquel Caetano FACCAT

DOI:

https://doi.org/10.26767/92

Resumo

Este artigo analisa as concepções pedagógicas do Instituto Ayrton Senna na educação e as implicações decorrentes da implantação do Programa Circuito Campeão na gestão pedagógica da escola e da sala de aula. A concepção pedagógica de um sistema e de uma escola está diretamente relacionada ao projeto político-pedagógico de ambos. Os programas do Instituto Ayrton Senna (IAS) vêm sendo implantados nas redes públicas do país, sendo referendados e financiados pelo Ministério da Educação através do Guia de Tecnologias Educacionais. O IAS tem apresentado que seus programas podem ser desenvolvidos independentemente da concepção de educação e método de trabalho, ou seja, os programas podem ser utilizados nas escolas de todo o Brasil, pois trabalham com o foco do gerenciamento. Nesse sentido, apresentaremos as concepções utilizadas pelo Programa Circuito Campeão, os conceitos com que trabalha, buscando evidenciar, dessa forma, os referenciais da gestão pedagógica desse programa e do IAS.

Biografia do Autor

Maria Raquel Caetano, FACCAT

Professora da FACCAT.Doutora em Educação pela UFRGS na linha de Gestão  e Politicas Educacionais.

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Publicado

2014-09-22

Edição

Seção

Artigos