Desenvolvimento rural e economia local: evolução e diferenciação dos sistemas agrários e o surgimento e a consolidação da rizicultura no município de Itaqui

Autores

  • Juliana Vargas Ceretta
  • Marlise A. Reinehr Dal Forno
  • Márcia dos Santos R. Berreta
  • Daniela Garcez Wives Universidade Federal Do Rio Grande do Sul
  • Luciano Silva Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.26767/89

Resumo

Esta pesquisa historiográfica do Município de Itaqui analisou como as evoluções dos diferentes sistemas agrários influenciaram no surgimento e na consolidação da rizicultura na economia local. Para isso, reconstituiu-se a evolução dos sistemas agrários do Município de Itaqui, diferenciando-os conforme o período histórico, apontando os fatores sociais, econômicos, políticos e ambientais que condicionaram o surgimento e a consolidação da rizicultura no Município. A metodologia apresenta-se num estudo qualitativo e historiográfico, alicerçado na abordagem dos sistemas agrários. A pesquisa apontou que o sistema agrário de Itaqui está estruturado em duas fases: a pré-capitalista e capitalista monopolista financeira. A partir disso, pode-se concluir que a base econômica municipal está diretamente relacionada com o tipo de sistema agrário implantado nesse Município, o que reflete na primeira colocação do ranking nacional na produção de arroz na safra de 2012/13. Além da produção, Itaqui constituiu uma imponente estrutura industrial para o armazenamento e beneficiamento do grão, consolidando a prática desse monocultivo na região da Fronteira Oeste.

Biografia do Autor

Daniela Garcez Wives, Universidade Federal Do Rio Grande do Sul

Licenciada em Geografia, Mestre e Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul. Atualmente atua como Pós Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural/ UFRGS. Linhas de Pesquisa: Sistemas Agrários, Sistemas de Produção, Desenvolvimento e Tomada de Decisão.

Referências

COUTO, J. As missões americanas na origem da expulsão da Companhia de Jesus de Portugal e seus domínios ultramarinos. In: A expulsão dos jesuítas dos Domínios Portugueses. 250º aniversário. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2009.

COLVERO, R. B., ASSIS, A. A. O. Itaqui nas Fronteiras Ibero-Americanas: 1801-1889. São Borja: Faith, 2012.

COLVERO, R.B., SERRES, H.S. O Saladeiro São Felipe de Itaqui: 1910-1930. Porto Alegre: Faith, 2009.

DELAZERI, J. Quando o Homem Chegou ao Sul do Brasil, Rancho Gaúcho. Disponível em: < http://www.ranchogaucho.com/historia1.cfm .> Acesso em: 09 de mar. de 2013

DUFUMIER, M. Projetos de desenvolvimento agrícola: manual para especialistas. Salvador: EDUFBA, 2007.

FERNANDES V. D. Dinâmica dos Sistemas Agrários na Fronteira Oeste: Santana do Livramento (século XV-XX). PAMPA SEM FRONTEIRAS – Disponível em: <http://pampasemfronteiras.com - Agosto/2009> Acesso em: 19 de abril de 2013.

GONÇALVES, J. S. Agricultura sob a Égide do Capital Financeiro: Passo Rumo ao Aprofundamento do Desenvolvimento Dos Agronegócios; 2005. Informações Econômicas, SP, v.35, n.4, abr. 2005. Disponível em: <http://www.iea.sp.gov.br/out/publicacoes/pdf/tec1-0405.pdf> Acesso em: 28 fev. de 2013.

IBGE- Instituto brasileiro de geografia e estatísticas. Censo Agropecuário 2010, Itaqui, RS. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1> Acesso em: 17 de mar. de 2013.

IRGA- Instituto riograndense de arroz, Informações de Mercado, Safras. Disponível em:<http://www.irga.rs.gov.br/# > Acesso em: 30 de maio de 2013.

IRGA, Instituto riograndense de arroz. Clima, Município de Itaqui-RS. Disponível em: Acesso em: 12 de abril de 2013.

KAGEYAMA, A. Desenvolvimento rural: conceito e medida. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 21, n. 3, p. 379-408, set./dez. 2004.

LIMA, A. J. P.; BASSO, N.; NEUMANN, P.S.; SANTOS, A. C.; MüLLER, A. G. Administração da unidade de produção familiar: modalidades de trabalho com agricultores. 2 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2001.

LIMA, S. S., O Cultivo de Noz Pecã no Município de Itaqui-RS: O Estudo de Caso do Sítio Parintins. Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação Tecnológica em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural - Plageder, UFRGS, 2011.

LOPES, C. H. Surgimento E Consolidação Do Sistema Capitalista, Trabalho Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis na FP, 2006. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfIfIAI/fases-capitalismo> Acesso em: 19 de maio de 2013.

MARENCO C. V. F.; MARTINS N. C. Itaqui 120 anos. São Borja: Faith. 1979.

MAZOYER, M.; ROUDART, L. História das agriculturas do mundo: do neolítico à crise contemporânea. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

MIGUEL A. L.; (Org). Dinâmica e Diferenciação dos Sistemas Agrários, UAB/UFRGS- Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Série Ensino a Distância. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009

PAHIM, J. Itaqui O Portal do Rio Grande. Ed. Novigraf : ITAQUI-RS, 2003.

PESAVENTO, S. J. História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1980.

PONT, R. Campos Realengos, formação da fronteira sudoeste do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Renascença,1983.

SAINT-HILAIRE, A. de; Viagem ao Rio Grande do Sul. Tradução de Adroaldo Mesquita da Costa. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1987.

SANTOS, P. C. dos. Agenda 150: Um passeio pelos carrilhões do tempo pretérito itaquiense. Ed. Novigraf: Itaqui, 2008.

SERRES, S. H.; A Estância De La Cruz E Sua Formação; Disponível em: <http://www.eeh2010.anpuhrs.org.br/resources/anais/9/1279476107_ARQUIVO_ANPUH-AESTANCIADELACRUZESUAFORMACAO.pdf>. Acesso em: 03 de maio de 2013.

SINDICATO RURAL DE ITAQUI. Disponível em <http://www.sindicatoruraldeitaqui.com.br>. Acesso em: 15 março de 2013.

Downloads

Publicado

2014-09-22

Edição

Seção

Artigos