Diferentes olhares sobre a infância e a criança
DOI:
https://doi.org/10.26767/499Abstract
Este artigo tem como objetivo trazer algumas reflexões sobre a construção social da infância e a sua relação com outros fatores e contrutos sociais e culturais. Procura apresentar a história da infância e da criança sob diferentes perspectivas e visões, considerando o contexto histórico e cultural construído e produzido dentro de um sistema de significado próprio e não mais universal como o ainda concebido por muitos. Traz como essencial o olhar e o mundo da própria criança em diferentes culturas como fundamentais para a compreensão da infância e da sua construção social.References
ARIÈS, Philippe. História social da criança e família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988.
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BURKE, Peter. A nova história, seu passado, seu futuro. In: BURKE, Peter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.
COHN, Clarice. Antropologia da criança. 2. ed. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2009.
DAMAZIO, Reinaldo Luiz. O que é criança. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
DORNELLES, Leni Vieira. Artefatos culturais: ciberinfâncias e crianças zappiens. In: DORNELLES, Leni Vieira; BUJES, Maria Isabel Edelweis (OrgS.). Educação e infância na era da informação. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 79-103.
FELIPE, Jane. O Desenvolvimento Infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget, Vygostky, Wallon. In: CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis (Orgs.). Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed: 2001. p 27-38.
HEYWOOD, Colin. Uma história as infância. Porto Alegre: Artmed, 2004.
JENKINS Keith. A história repensada. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
KUHLMANN, Moysés Jr. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 2011.
MÜLLER, Fernanda; REDIN, Marita Martins. Sobre as crianças, a infância e as práticas escolares. In: REDIN, Euclides; MÜLLER, Fernanda; REDIN, Marita Martins (Orgs.). Infâncias: cidades e escolas amigas das crianças. Porto Alegre: Mediação, 2007. p. 11-22.
NOBRE, Domingos barros. Infância indígena guarani MBYA. In: VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos; SARMENTO, Manuel Jacinto (Orgs.). Infância (In)visível. Araraquara: Junqueira & Marin, 2007. p. 53-80.
SAHLINS, Marshall David. Ilhas de história. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Produzindo pedagogias interculturais na infância. Petrópolis: Vozes 2007.
VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos. Infâncias e crianças visíveis. In: VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos; SARMENTO, Manuel Jacinto (Orgs.). Infância (In)visível.
Araraquara: Junqueira & Marin, 2007. p. 7-23.