Perspectivas contemporâneas do consumo de alimentos: compreendendo grupos socioeconômicos de consumidores
DOI:
https://doi.org/10.26767/2125Abstract
O objetivo do trabalho foi o de construir e analisar perfis socioeconômicos de consumidores de alimentos, de forma a entender as diferenças e semelhanças existentes entre os diferentes tipos. A elaboração deste trabalho ocorreu a partir de uma pesquisa de campo realizada com 43 consumidores e consumidoras pré-selecionados de acordo com seu perfil socioeconômico e local de moradia, no Município de Pato Branco/PR. O instrumento de pesquisa foi um questionário mais amplo com base em questões de múltipla escolha, das quais isolou-se onze indicadores sobre o perfil socioeconômico de consumo, que são tratados neste trabalho. O instrumento foi aplicado individualmente no domicílio de cada participante, escolhendo-se, preferencialmente, a pessoa responsável pela compra, seleção e preparo dos alimentos. Os métodos qualitativos e quantitativos foram mobilizados na construção do instrumento de pesquisa e também na análise dos dados da pesquisa de campo, a partir das técnicas de estatística descritiva. Além disso, a pesquisa utilizou-se do diário de campo e observação do pesquisador. Os resultados indicam que a renda econômica, o nível educacional e o papel das mulheres são os elementos de maior importância na construção dos perfis de consumo. Além de evidenciar que a alimentação possui um peso familiar simbólico em termos das atividades de compra e seleção dos ingredientes, dos cardápios e no preparo dos pratos culinários.References
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