Análise da implantação do modal dutoviário no transporte de grãos do Centro-Oeste
DOI:
https://doi.org/10.26767/coloquio.v20i1.2063Abstract
O transporte das cargas para exportação da produção agrícola da região Centro-Oeste do Brasil acontece geralmente por meio do modal rodoviário; entretanto, a baixa infraestrutura rodoviária inviabiliza essa modalidade. Sendo o Centro-Oeste o principal polo agrícola brasileiro e a fim de melhores resultados relacionados ao aumento quantitativo de produtos transportados, minimização de tempo e maior assertividade dos processos de escoamento, esta pesquisa objetiva apresentar e estabelecer condições entre demanda e transporte de grãos na região Centro-Oeste e sugerir uma proposta de implantação do modal dutoviário que atenda o maior polo produtor de grãos, a fim de contribuir para uma logística de transporte eficiente, ponderando as problemáticas enfrentadas pelo transporte rodoviário. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os modais rodoviários e dutoviários através da consulta a materiais informativos sobre produção e transporte de grãos da região Centro-Oeste. Observou-se que o maior produtor de grãos da região é o Mato Grosso, portanto a dutovia proposta originaria em Sorriso-MT, tendo um terminal em Rio Verde-GO, seguindo até os terminais marítimos do Porto de Santos-SP. Para a escolha desse trajeto, foram levados em consideração a magnitude de produção e o relevo. Foi possível concluir que a utilização do modal dutoviário aumentaria significativamente o escoamento de grãos na região, além da melhor qualidade do produto exportado.
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