As potencialidades endógenas do desenvolvimento regional: estudo de caso do município de São Gabriel/RS
DOI:
https://doi.org/10.26767/377Resumo
Este artigo analisa as potencialidades de desenvolvimento endógeno de São Gabriel, município localizado na Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul, com mais de cinquenta mil habitantes e com base econômica no setor primário, na pecuária e na orizicultura. O problema de pesquisa investiga quais são as potencialidades endógenas de desenvolvimento de São Gabriel/RS. Metodologicamente, utilizou-se como método de abordagem o dedutivo, e como técnica de coleta de dados primários entrevistas semiestruturadas, contendo questões abertas e fechadas, aplicadas a dezessete atores sociais, sendo complementadas com a análise da especialização produtiva, através do cálculo dos Quocientes Locacionais (QLs) para atividades rurais e urbanas. Conclui-se que, nesta estrutura específica, diversificada e heterogênea, os atores sociais devem se posicionar estrategicamente em atividades associadas aos produtos agropecuários, que geram demandas derivadas, aproveitando conjuntamente as oportunidades e potencialidades locais e regionais, fundamentais para fortalecer setores específicos, que constituem forças potenciais endógenas latentes, capazes de gerar autonomia ao desenvolvimento de São Gabriel.Referências
ANDRADE, M. M de. Introdução a metodologia do trabalho cientifico: elaboração de trabalhos na graduação. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
BOISIER, S. Teorías y metáforas sobre el desarrollo territorial. Santiago de Chile: Publicação das Nações Unidas, 1999.
BUARQUE, S. C. Construindo o desenvolvimento local sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.
FEE. Fundação de Economia e Estatística. Disponível em: . Acesso em:
mar. 2014.
MORAES, J. L. A de. Capital social e desenvolvimento regional. In: CORREA, S. M. de S. (Org.) Capital social e desenvolvimento regional. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2003.
PERES, W. A dimensão local das políticas de competitividade industrial. In: GUIMARÃES, N. A.; MARTIN, S. (Orgs.) Competitividade e desenvolvimento: atores e instituições locais. São Paulo: SENAC São Paulo, 2001.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GABRIEL. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2014.
SACHS, I. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. 3. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.
VÁZQUEZ BARQUERO, A. Desarrollo, redes e innovación: lecciones sobre desarrollo endógeno. Madrid: Pirámide, 1999.
______. Desenvolvimento endógeno em tempos de globalização. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística, 2001.