O pensamento computacional no processo de formação educacional integral e cooperativista

Autores

  • Aline Epple Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).
  • Tatiane Batista Boeno Pêno Nogueira Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). https://orcid.org/0000-0001-7414-7943
  • Magali Pereira de Oliveira Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).
  • Nelson José Thesing Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).
  • Monique Caroline Bordim Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). 

DOI:

https://doi.org/10.26767/coloquio.222025.3572

Palavras-chave:

Pensamiento computacional; educación integral y cooperativa; aprendiendo

Resumo

O que instiga a presente investigação são os caminhos que permeiam o pensamento computacional, em sintonia com a educação integral e cooperativista, tendo como ambiente de pesquisa uma escola do Ensino Médio, localizada na cidade de Panambi, no Rio Grande do Sul. Tendo como principal objetivo trabalhar com os quatro pilares do pensamento computacional: a abstração, a decomposição, o reconhecimento de padrões e os algoritmos, para além do processo de formação integral e a educação cooperativista. Para atender a esses desafios, o estudo percorre os caminhos da pesquisa qualitativa e descritiva, com procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Os resultados contaram com a análise de conteúdo e permitem identificar um processo de ensino e aprendizagem qualificado, onde as atividades são promovidas de forma eficiente, contemplando os conceitos apresentados, ainda que os educandos convivam com os métodos tradicionais, demonstrando o potencial do pensamento computacional, a educação integral e cooperativista, nas práticas pedagógicas, construindo um processo rico no campo do ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Aline Epple, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Tecnóloga em Sistemas para Internet. Especialista em Tecnologia Aplicada a Educação. 

Tatiane Batista Boeno Pêno Nogueira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). 

Magali Pereira de Oliveira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do  Sul (UNIJUÍ). 

Nelson José Thesing , Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Doutorado em Integração Regional. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). 

Monique Caroline Bordim , Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). 

Especialização em Gestão de Cooperativas na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

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Publicado

2025-06-30

Edição

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Artigos