O pensamento computacional no processo de formação educacional integral e cooperativista
DOI:
https://doi.org/10.26767/coloquio.222025.3572Palavras-chave:
Pensamiento computacional; educación integral y cooperativa; aprendiendoResumo
O que instiga a presente investigação são os caminhos que permeiam o pensamento computacional, em sintonia com a educação integral e cooperativista, tendo como ambiente de pesquisa uma escola do Ensino Médio, localizada na cidade de Panambi, no Rio Grande do Sul. Tendo como principal objetivo trabalhar com os quatro pilares do pensamento computacional: a abstração, a decomposição, o reconhecimento de padrões e os algoritmos, para além do processo de formação integral e a educação cooperativista. Para atender a esses desafios, o estudo percorre os caminhos da pesquisa qualitativa e descritiva, com procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Os resultados contaram com a análise de conteúdo e permitem identificar um processo de ensino e aprendizagem qualificado, onde as atividades são promovidas de forma eficiente, contemplando os conceitos apresentados, ainda que os educandos convivam com os métodos tradicionais, demonstrando o potencial do pensamento computacional, a educação integral e cooperativista, nas práticas pedagógicas, construindo um processo rico no campo do ensino-aprendizagem.
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