Planejamento e desenvolvimento regional sob a égide do Estado: a experiência da SUDENE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26767/coloquio.v19i3,%20jul./set..2565

Palavras-chave:

Estado; Desenvolvimento; Nordeste; Planejamento regional; SUDENE

Resumo

O papel do Estado enquanto agente de fomento aos processos de planejamento e desenvolvimento regional tem sido um tema de relevantes discussões em diversas áreas do conhecimento. O caso brasileiro, haja vista a sua expressiva heterogeneidade regional, tanto nos aspectos naturais quanto socioeconômicos, figura-se como importante cenário destinado aos estudos regionais. Nesse contexto, o presente artigo teve como objetivo analisar o processo de planejamento e desenvolvimento regional sob o comando do Estado brasileiro, com ênfase para a Região Nordeste, a partir da criação e a atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE. Assim, adotou-se como método uma revisão bibliográfica de caráter descritivo, baseada na interlocução de referências clássicas acerca dos principais postulados teóricos que fundamentam a temática em tela. Como resultado, chega-se a um constructo teórico sobre a conjuntura que envolve os agentes e os fatores responsáveis pela promoção dos processos de planejamento e desenvolvimento regional do país, com destaque para o quadro nordestino.

Biografia do Autor

Livia Jordana Assis Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).  

Larissa Silva Ferreira Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Doutorado em Geografia (UFC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) da UERN. 

Francisco O’ de Lima Júnior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Doutorado em Desenvolvimento Econômico (IE-UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES) da UERN. Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA).    

Referências

ALMEIDA, José Elesbão de. Indústria incentivada e Impactos socioambientais no Nordeste. In: Revista Econômica do Nordeste. Fortaleza, v.35, nº 2, abr/jun, 2004. 234-263p.

ALMEIDA. José Elesbão de.; ARAÚJO, José Bezerra de. Um modelo exaurido: a experiência da SUDENE. In: Teoria e Evidência Econômica. Passo Fundo: RS, v.12, n.23, novembro de 2004. 97-128p.

ALVES, Adriana Melo. Políticas de desenvolvimento regional e rede de cidades no semiárido: concentração, polarização e fragmentação. Brasília: Universidade de Brasília, 2017. 303p. (Tese de Doutorado).

ALVES, Christiane Luci. B. A indústria do Nordeste na dinâmica regional brasileira: um resgate dos aspectos históricos ao movimento de desconcentração regional. In: VIII Congresso Brasileiro de História Econômica e 9ª Conferência Internacional de História de Empresas. Anais. Campinas: ABPHE, 2009. Disponível em: http://www.abphe.org.br/arquivos/christiane-luci-bezerra-alves.pdf.

ARAÚJO, Tânia Bacelar de. Ensaios sobre o desenvolvimento brasileiro: heranças e urgências. Rio de Janeiro. Revan: Fase, 2000, 392p.

_______. Nordeste: desenvolvimento recente e perspectivas. In: GUIMARÃES, Paulo Ferraz; et. al. Um olhar territorial para o desenvolvimento: Nordeste. Rio de Janeiro: BNDS, 2014. 541-560p.

BRASIL, Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – PDSA. Brasília: Ministério da Integração Nacional. Nov. 2005.

CANO, Wilson. Desequilíbrios regionais e concentração industrial no Brasil 1930 - 1970. 3ª ed. São Paulo: Editora UNESP, 2007. 382p.

_____. Desconcentração produtiva regional do Brasil 1970 - 2005. São Paulo: Editora UNESP, 2008. 294p.

_____. Getúlio Vargas e a formação e integração do mercado nacional. XI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ANPUR. Salvador/BA, 23-27 de maio de 2005. (Texto adaptado e ampliado de apresentação oral no Seminário sobre a Era Vargas, realizado no Instituto de Economia da Unicamp em 01/09/2004).

COSTA, Wanderley Messias da. O Estado e as políticas territoriais no Brasil. São Paulo: Contexto, 2000. 49-78p.

COUTINHO, Luciano. O desafio urbano-regional na construção de um projeto de nação. In: GONÇALVES, M.F.; BRANDÃO, C.A; GALVAO, A.C.F. (orgs.). Regiões e cidades, cidades nas regiões: o desafio urbano-regional. São Paulo: UNESP: ANPU, 2003. p.37-55

DALLABRIDA, Valdir Roque. Teorias do Desenvolvimento: aproximações teóricas que tentam explicar as possibilidades e desafios quanto ao desenvolvimento de lugares, regiões, territórios ou países. Curitiba: CRV, 2017.238p.

DALLABRIDA, Valdir Roque; BECKER, Dinizar F. Dinâmica Territorial do Desenvolvimento In: BECKER, D.F.; WITTMANN, M.L. (Orgs). Desenvolvimento regional: abordagens interdisciplinares. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003, 395p.

EVANS, Peter B. Autonomia e parceria: Estados e transformação industrial. Tradução Christina Bastos Tigre; revisão técnica e prefácio Paulo Bastos Tigre. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004. 404p.

GUIMARÃES NETO, Leonardo; GALINDO FILHO, Osmil Torres (Orgs.). et al. O desenvolvimento desigual da economia no espaço brasileiro. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1992. 59p. (Relatório de pesquisa). Disponível em: https://www.fundaj.gov.br/images/stories/pesquisas_concluidas/1990_1999/o_desenvolvimento_desigual_da_economia_no_espao_brasileiro.pdf

GUIMARÃES NETO, Leonardo. Dinâmica recente das economias regionais brasileira. In: Revista paranaense de desenvolvimento. Curitiba, n.86, set/dez, 1995, p.123-152

MONTEIRO NETO, Aristides. Desigualdades regionais no Brasil: notas sobre o padrão de intervenção do Estado nos anos 2000-2010. In: GUIMARÃES, Paulo Ferraz; et. al. Um olhar territorial para o desenvolvimento: Nordeste. Rio de Janeiro: BNDS, 2014. 277-327p.

PORTUGAL, Rodrigo; SILVA, Simone Affonso da. História das políticas regionais no Brasil. Brasília: IPEA, 2020. 130p.

SILVA, Simone Affonso da. O planejamento regional brasileiro pós Constituição Federal de 1988: instituições, políticas e atores. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2014 (Dissertação de Mestrado).

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos