O Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Vale do Paranhana: o contexto da prática

Maria Aline da Silva, Maria Angélica de Oliveira, Maria Raquel Caetano

Resumo


O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada na FACCAT, com apoio da FAPERGS, que visa analisar a implantação do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) nas redes municipais de dois municípios que compõem o Vale do Paranhana. O PNAIC é uma política pública de educação, na área da alfabetização, e apresenta como um dos seus objetivos alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Para analisar os dados, será utilizada a abordagem do ciclo de políticas. Especialmente nesta pesquisa, analisa-se o contexto da prática em que ocorre a implantação do programa.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Portaria no 1.458, de 14 de dezembro de 2012. Define categorias e parâmetros para a concessão de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ministério da Educação. Brasília, 2012.

______. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: O Brasil do futuro com o começo que ele merece. Brasília, 2013.

MAINARDES. Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2012.




DOI: https://doi.org/10.26767/coloquio.v11i2.151

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.