Alternativas de agregação de valor para a produção familiar: Cooperativa Amperence dos Produtores de Vinho (Coopevi)

Autores

  • Luciano Frank Faculdade de Ampére (FAMPER)
  • Keitilanger Grisa Hahn UNIOESTE
  • José Marcos Sinhorini FCT/UNESP
  • Adriana Maria De Grandi UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.26767/150

Resumo

O presente estudo consiste na apresentação de linhas de pensamentos de vários autoressobre os temas cooperativismo, desenvolvimento sustentável e agricultura familiar. As cooperativas, como veículos de políticas públicas, podem trazer força e algumas vantagens aos produtores rurais, principalmente aos produtores familiares, que são os proprietários e trabalhadores da terra. A produção familiar é hoje um segmento importante da agricultura brasileira, e, em decorrência desse fato, propôs-se estudar a relevância de uma cooperativa de vinhos no município de Ampére/PR. Os associados e produtores acreditam no desenvolvimento do setor vitivinícola da região Sudoeste do Paraná. A coletade dados foi realizada por meio da aplicação de questionários com os produtores de uva, sócios da COOPEVI. Os dados demonstraram a importância do cooperativismo para esses produtores familiares, que buscam um espaço no mercado através da vitivinicultura. Entre os associados, a maioria tem entre 41 e 60 anos, e possuem, com predomínio absoluto, propriedades com menos de vinte hectares. Por isso necessitam se unir, para conseguir força e produzir algo diferente, a fim de se destacarem no mercado, garantindo, assim, seu lucro, já que a uva é uma atividade lucrativa e pode render até R$ 6.000,00 por hectare. Na última safra, os associados da COOPEVI colheram 123.538 Kg de uva, e a cooperativa processou parte dessa uva, produzindo 23.137 litros de vinho. Os resultados demonstraram que a cooperativa é uma boa alternativa para agregação de valor na produção familiar de uva e de vinho.

Biografia do Autor

Keitilanger Grisa Hahn, UNIOESTE

Administradora, Professora da Faculdade de Ampére (FAMPER), Mestranda do Programa de
Desenvolvimento Rural Sustentável

José Marcos Sinhorini, FCT/UNESP

Geógrafo, Mestre em Geografia pela FCT/UNESP. Professor da Faculdade de Ampére (FAMPER).

Adriana Maria De Grandi, UNIOESTE

Engenheira Agrícola, Doutora em Engenharia Agrícola, Professora da UNIOESTE

Referências

BUARQUE, Sérgio C. Metodologia de planejamento do desenvolvimento local emunicipal sustentável. Brasília: INCRA/IICA, 1999.

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e segurança limentar. Revista Ação Ambiental, Viçosa, ano 7, n. 31, p. 8-11, maio/jun. 2005.

CREMONESE, Camila; SCHALLENBERGER, Erneldo. Cooperativismo e agricultura familiar na formação do espaço agrícola do oeste do Paraná. Tempo da Ciência. Cascavel, n. 12, v. 23 . pp. 49-63, 1. sem. 2005.

CRÚZIO, Helnon de Oliveira. Como organizar e Administrar uma cooperativa: uma alternativa para o desenvolvimento. 4. ed. Rio de janeiro: FGV, 2005.

DENARDI, Reni Antonio. Agricultura familiar e políticas públicas: alguns dilemas e desafios para o desenvolvimento rural sustentável. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Porto Alegre, n. 3, jul./set., 2001.

EDUARDO, Márcio Freitas; SAQUET, Marcos Aurélio. O Agroartesanato no sudoeste paranaense: a marca histórica de uma formação territorial. XIX Encontro Nacional de Geografia agrária. São Paulo: UNESP, 2009.

FONTANEDA, Roberto. Sudoeste do Paraná. 2009. Disponível em: < http://tudosac.blogspot.com.br/2009_07_01_archive.html >. Acesso em 10 out. 2014.

IPARDES. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Caderno Estatístico Município de Ampére. Curitiba: IPARDES, 2009. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2009.

LAUSCHNER, R. Cooperativismo e Agricultura Familiar. Embrapa, 1994. Disponível em: <http://gipaf.cnptia.embrapa.br/publicacoes/artigos-e-trabalhos/lauschner94.pdf>. Acesso em: 10 out. 2014.

PREFEITURA MUNICIPAL DE AMPÉRE. Ampére: Pólo Industrial. Ampére, 2009.

SIMÃO, Ângelo G.; BANDEIRA, Arnaldo. O cooperativismo como alternativa para o atingimento da sustentabilidade. Disponível em: <http://www.unifae.br/publicacoes/pdf/sustentabilidade/angelo_arnaldo_cooperativas.pdf>. Acesso em: 5 set. 2009.

Downloads

Edição

Seção

Artigos