A integração de disciplinas no ensino de graduação em Publicidade e Propaganda:

uma experiência compartilhada

Autores

Resumo

Este texto aborda a vivência compartilhada entre discentes e docentes em um trabalho aplicado às turmas de quinto semestre do curso de graduação em Publicidade e Propaganda em uma instituição de ensino privada. A integração de disciplinas foi apreendida na prática, com aprendizados expressos no trabalho desenvolvido e na relação entre as/os estudantes que compunham os grupos, na lida com as diferenças. Acompanhamos os embates entre as exigências de cada uma das disciplinas (planejamento, criação, mídia, entre outras), como ocorre na experiência profissional, e observamos certa resistência das turmas para atividades em grupo, exacerbada no pós-pandemia. Relatamos que as campanhas coletivas se tornam uma prática efetiva, principalmente quando evidenciamos os objetivos do ensino-aprendizagem e, outro aspecto ainda mais relevante, trata-se de um exercício de tolerância, de aceitação de diferenças e de reconhecimento das limitações, compartilhado por cada estudante.

Palavras-chave: Ensino de Publicidade; Integração de disciplinas; Complexidade, Taxonomia de Bloom.

Biografia do Autor

Maria Cristina Dias Alves, Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Pós-Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Ciências da Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Atua como docente colaboradora do curso de Publicidade e Propaganda da ECA/USP, onde também foi professora temporária das disciplinas Promoção de Vendas, Projetos Experimentais em Publicidade e Propaganda e Estética em Publicidade , além de professora conferencista dos cursos de especialização Estética e Gestão de Moda, Cultura Material e Consumo; e Comunicação Pública Governamental. Atualmente é pesquisadora da Cátedra Oscar Sala no Instituto de Estudos Avançados da USP, titularidade de Virgílio Almeida, sobre Inteligência Artificial Responsável, e membro dos grupos de Pesquisa (CNPq), Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, GESC3, da ECA/USP, e Consumo, Literatura e Arte, da ESPM/SP. Autora do livro Construções Retóricas da Publicidade Imobiliária; coorganizadora do livro Mídia, publicidade e desafios do contemporâneo e integrante do conselho científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2).

Livia Silva de Souza , Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde também atua como e subcoordenadora de curso de Publicidade e Propaganda. É pesquisadora do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3/USP); e do Grupo de Pesquisa Comunicação e Consumo (UFES).

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

Dossiê - Tecnologias e Práticas no Ensino para o Consumo Consciente