CALL FOR PAPERS 2025 - Dossiê Temático "Educação OnLIFE: híper inteligências e desescolarização no contemporâneo digital"
CFP – v.14, n.2 – Dossiê Temático "Educação OnLIFE: híper inteligências e desescolarização no contemporâneo digital"
A emergência da ciberinteligência exige uma redefinição profunda dos paradigmas educacionais vigentes, implicando diretamente a necessidade de superar dualismos conceituais historicamente estabelecidos, como a distinção entre inteligência natural e artificial. Tal dicotomia, frequentemente manifestada na oposição simplista entre humano e máquina, obscurece a complexidade das interações cognitivas contemporâneas. Nesse sentido, a proposta central aqui delineada aponta para uma inteligência híbrida, interconectada e produzida no contexto das redes digitais, transcorrendo para além das delimitações tradicionais impostas pelo binômio natural/artificial.
A reflexão teórica inspirada em Gregory Bateson reforça essa perspectiva, propondo que a mente humana não está confinada aos limites do cérebro ou mesmo do corpo físico, mas estende-se em uma complexa rede de interações que envolve continuamente o ambiente. Dessa maneira, Bateson argumenta que o pensamento não é uma atividade restrita ao cérebro individual, mas sim um fenômeno emergente de sistemas interativos mais amplos, onde o indivíduo, o ambiente e os aparatos tecnológicos participam conjuntamente.
A implicação direta dessas ideias para o contexto educacional é a necessária revisão do conceito tradicional de escolarização. Inspirado na noção de "desescolarização" de Ivan Illich, sustenta-se que o ambiente escolar tradicional não é mais suficiente para abarcar a dimensão conectiva da inteligência contemporânea. O novo ecossistema educacional deve reconhecer agentes digitais e sistemas inteligentes não como instrumentos externos ou auxiliares, mas como elementos intrínsecos à própria produção cognitiva e ao desenvolvimento intelectual humano.
A "desescolarização" deve ser entendida não como o abandono da instituição educativa, mas como uma transformação paradigmática da arquitetura cognitiva que define a educação. Trata-se de reconhecer e incorporar plenamente o caráter hipercomplexo e híbrido das interações cognitivas da vigente quinta geração da internet, promovendo vivências formativas adequados a uma realidade em que humano, tecnológico e ambiental coevoluem e se redefinem continuamente.
A reflexão provocativa sobre o fim da figura tradicional do intelectual é concomitante aos impactos disruptivos de ecologias digitais alteradas por agentes como Google Gemini, Deepseek, Deep Research, ChatGPT e Grok 3. O Big Data, a Inteligência Artificial, o Metaverso, a Internet das Coisas e outras tendências complementam, aprofundam e complexificam esse cenário de transformação educacional. Não são ferramentas que revolucionam o acesso, a produção e a disseminação do conhecimento, são mais que isso. São indícios já cotidianos de uma nova revolução do conhecimento, que colocam em perspectiva o intelectual do ocidente, os modos tradicionais de aprendizagem e de produção científica. O advento desses agentes digitais demonstra que o conhecimento, antes centralizado em figuras especializadas, agora é democratizado e acelerado a uma velocidade inédita, exigindo novas compreensões e abordagens no âmbito educacional e científico.
Nesse espírito provocador e transformador, convidamos pesquisadores e pesquisadoras a contribuir com trabalhos científicos que explorem as implicações educacionais das tecnologias digitais, analisando e discutindo a necessária reinvenção das práticas educativas à luz dessa emergente inteligência híbrida e conectiva.
O presente Dossiê Temático abre chamada de trabalhos com os editores-convidados André Dala Possa (IFSC), Massimo Di Felice (USP) e Eliane Schlemmer (Unisinos).
A Redin está avaliada com Qualis A4.
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Datas importantes (dossiê temático – v.14, n.2):
- Prazo para envio de trabalhos: 30/08/2024.
- Retorno das avaliações: 01/12/2024.
- Previsão de publicação: até 31/12/2024.
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