A integração de disciplinas no ensino de graduação em Publicidade e Propaganda:
uma experiência compartilhada
Resumen
Este texto aborda a vivência compartilhada entre discentes e docentes em um trabalho aplicado às turmas de quinto semestre do curso de graduação em Publicidade e Propaganda em uma instituição de ensino privada. A integração de disciplinas foi apreendida na prática, com aprendizados expressos no trabalho desenvolvido e na relação entre as/os estudantes que compunham os grupos, na lida com as diferenças. Acompanhamos os embates entre as exigências de cada uma das disciplinas (planejamento, criação, mídia, entre outras), como ocorre na experiência profissional, e observamos certa resistência das turmas para atividades em grupo, exacerbada no pós-pandemia. Relatamos que as campanhas coletivas se tornam uma prática efetiva, principalmente quando evidenciamos os objetivos do ensino-aprendizagem e, outro aspecto ainda mais relevante, trata-se de um exercício de tolerância, de aceitação de diferenças e de reconhecimento das limitações, compartilhado por cada estudante.
Palavras-chave: Ensino de Publicidade; Integração de disciplinas; Complexidade, Taxonomia de Bloom.
Citas
ALVES, M. C. D. Entre o provisório e o incerto: modos de trabalho em uma agência de publicidade colaborativa. In: Galáxia, v. 48 n. 1, 2023. https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/59558/42297
ALVES, M. C. D. Cristina D. Entre pessoas e processos: observações sobre uma agência de publicidade digital. In: Intexto, n. 52, e-105670, Porto Alegre: UFRGS, 2021. https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/105670/64734
ALVES, M. C. D. Mediações e os dispositivos dos processos criativos da publicidade midiatizada: vestígios e perspectivas. Tese (doutorado em Ciências da Comunicação) Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.
ANDERSON, L. et. al. A taxonomy for learning, teaching and assessing: a revision of Bloom’s taxonomy of educational objectives. Nova York: Addison Wesley Longman, 2001.
BLOOM, B. et al. Taxonomy of educational objectives. NY: David Mckay, 1956.
BRAGA, J.L. Circuitos versus campos sociais. In: JANOTTI Jr., J.; MATTOS, M.; JACKS, N. (Org.) Mediação & Midiatização - COMPÓS 2012. Salvador: EDUFBA.
CAMARGO, R. Z. Criatividade ao cubo: proposta de um modelo teórico para o ensino e aprendizagem da criação publicitária. Revista Observatório, v. 1, n. 2, dez. 2015.
FERREIRA FILHO, R. Reflexões teórico-práticas preliminares sobre o uso do ChatGPT como ferramenta criativa na publicidade. In: Signos do Consumo, v.15 n.1, 2023.
FREDERICO, C. O consumo nas visões de Marx. In: BACCEGA, M. (Org). Comunicação e Consumo. São Paulo: Atlas, 2008.
HANSEN, F. Relações de consumo entre o mercado publicitário e o ensino e a aprendizagem de criação publicitária. In: Comunicon, 2011. CD-ROOM.
HAN, B. Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015
HELLÍN, P.; TRINDADE, E. Publicidade e marcas: mediatização e transmídia em exemplos espanhóis e brasileiros. In: ATEM, G. et al. (org.). Ciberpublicidade: discurso, experiência e consumo na cultura transmidiática. Rio de Janeiro: E-papers, 2014.
MARQUES DE MELO, J. ECA, antes e depois da propaganda. In AQUINO, V. (org.). A USP e a invenção da propaganda: 40 anos depois. São Paulo: FUNDAC, 2010.
MARTÍN-BARBERO, J. Uma aventura epistemológica. MATRIZes, v. 2, n. 2, 2009.
MEC, Ministério da Educação; CNE, Conselho Nacional De Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Publicidade e Propaganda, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=146061-pces146-20&category_slug=maio-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em ago. 2024.
MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
MORIN, E.; CIURANA, E-R.; MOTTA, R. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003.
OBERLAENDER, R. A. Legislação e novo currículo. Uma reflexão sobre as Escolas de Comunicação Social. In: LOGOS, s/d. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14952. Acesso em ago. 2024.
PAULA, L.; SIMÕES, V. O “famigerado inter": relato de experiência sobre a utilização de atividade interdisciplinar no curso de Publicidade e Propaganda. In: Anais... 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom, 2017.
ROCHA, E. P. G. Magia e capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. São Paulo: Brasiliense, 1985.
SANTAELLA, L. Redação publicitária digital. Curitiba: InterSaberes, 2017.
TRINDADE, E. Tendências para pensar a formação em publicidade na contemporaneidade. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002919823.pdf. Acesso em ago. 2024.