UX DESIGN E CIDADANIA FINANCEIRA EM APOIO ÀS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA

Autores

  • Leonardo Mateo Behling
  • Augusto Rodrigues Parada

Resumo

A pesquisa propõe a criação de um aplicativo de comparação de preços e compras em conjunto para baratear os custos de vida, minimizar os gastos e maximizar o poder de compra das famílias de baixa renda no Brasil, mais especificamente na comunidade Encosta da Serra, no município de Três Coroas/RS, que vivem com R$500,001 mensais. A promoção de projetos desse cunho é fundamental para a cidadania e a justiça social. Nesse sentido, buscar meios para que essas famílias de baixa renda possam gerir melhor seus ganhos e terem acesso a produtos de qualidade com preços mais acessíveis é relevante. Foi utilizada na pesquisa a adaptação da metodologia de Design Thinking Canvas (Neves, 2014), que promove um processo colaborativo, criativo e centrado no usuário. Com a pesquisa foi possível identificar uma economia de até R$195,00, por família, em suas compras mensais. Esse resultado evidenciou a relevância de unir tecnologia, economia solidária e educação financeira para atender às necessidades de famílias de baixa renda, como as do bairro Encosta da Serra.

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Publicado

2024-12-11