Uma experiência de investigação matemática com futuros professores
Resumo
Este trabalho consiste em um relato de experiência no contexto de uma disciplina de Prática e Metodologia de Ensino de Matemática I: Estágio Supervisionado, em um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade estadual paranaense, e tem como objetivo retratar algumas ações e reflexões desenvolvidas por um professor de Matemática antes, durante e após uma aula em que foi introduzida a Investigação Matemática como perspectiva de ensino a futuros professores. A experiência desenvolveu a compreensão do professor a respeito da perspectiva e oportunizou aos futuros professores que vivenciassem as especificidades de uma aula de Investigação Matemática.
Palavras-chave: Educação Matemática; Formação Inicial de professores de Matemática; Investigação Matemática.
Referências
CAVALHEIRO, G. C. S.; MENEGHETTI, R. C. G; SEVERINO, A. T. B. Concepções de licenciandos em Matemática sobre as metodologias de Resolução de Problemas e Investigação Matemática. HIPÁTIA - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2017.
CALDATTO, M. et al. Um panorama das Licenciaturas em Matemática no Brasil no ano 2019 a partir da Resolução CNE/CP Nº. 02/2015 e os seus percursos formativos. In: ZAIDAN, S. et al. (org.). A Licenciatura em Matemática no Brasil em 2019: Análise dos projetos dos cursos que se adequaram à Resolução CNE/CP 02/2015. Brasília: SBEM Nacional, 2021. p.384- 410.
GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
JUCÁ, R.; PIRONEL, M. Investigação matemática: um caminho para o ensino da matemática. Revista Cocar, n.14, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5499. Acesso em: 28 jul. 2025.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. BOLEMA, v. 25, n. 41, p. 73-98. 2011.
PIRES, M. Investigações matemáticas: aprender matemática com compreensão. Saber & Educar, n. 20, p. 42-51. 2015.
PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.