Uma experiência de investigação matemática com futuros professores

Autores/as

Resumen

Este trabalho consiste em um relato de experiência no contexto de uma disciplina de Prática e Metodologia de Ensino de Matemática I: Estágio Supervisionado, em um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade estadual paranaense, e tem como objetivo retratar algumas ações e reflexões desenvolvidas por um professor de Matemática antes, durante e após uma aula em que foi introduzida a Investigação Matemática como perspectiva de ensino a futuros professores. A experiência desenvolveu a compreensão do professor a respeito da perspectiva e oportunizou aos futuros professores que vivenciassem as especificidades de uma aula de Investigação Matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática; Formação Inicial de professores de Matemática; Investigação Matemática.

Biografía del autor/a

Rafael Roberto Germinaro, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL) 

Bruno Rodrigo Teixeira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor do Departamento de Matemática e, também, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Citas

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Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Germinaro, R. R., & Teixeira, B. R. (2025). Uma experiência de investigação matemática com futuros professores. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 451–469. Recuperado a partir de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/4030