Políticas educacionais para o retorno das aulas presenciais:
reflexão sobre os programas de recomposição de aprendizagens do estado de Alagoas
Resumo
A pandemia evidenciou algumas desigualdades educacionais já existentes e limitou o nível de aprendizagem e rendimento escolar em função do isolamento social. Em contrapartida, o Programa de Recomposição da Aprendizagem (PRA) como política educacional, busca a recomposição das aprendizagens e mitigar as perdas, reduzindo as desigualdades escolares causadas pelo afastamento social. O presente trabalho tem o objetivo de analisar o PRA, uma política educacional do Estado de Alagoas, implementado em 2022, após o retorno das atividades presenciais, elaborado para garantir o direito de aprendizagem e desenvolvimento dos educandos. Identifica-se através deste estudo os desafios enfrentados para assegurar o direito à aprendizagem e a permanência dos alunos na escola e as estratégias efetivadas pela Secretaria de Educação do Estado de Alagoas para recuperação das aprendizagens. Além disso, o programa busca atender a todos os estudantes com estratégias e projetos para desenvolver a educação pública, propondo melhores condições e habilidades essenciais de aprendizagens, visando à distorção idade-série e aceleração das aprendizagens.
Palavras-chave: Aprendizagem; Plano de recomposição; Política educacional; Pandemia.
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